NASA pode integrar equipe de buscas do Monstro do Lago Ness
Fidel Forato
NASA pode integrar equipe de buscas do Monstro do Lago Ness

Já pensou que a NASA pudesse se engajar na busca pelo mitológico Monstro do Lago Ness , na Escócia? Se depender da vontade dos membros do Loch Ness Centre (LNE), a equipe da agência norte-americana responsável pela exploração espacial deve se aventurar nesta missão em solo terrestre.

Na última quarta-feira (11), a organização que coordena as buscas pelo Monstro do Lago Ness divulgou uma carta aberta. No documento, o LNE pede ajuda de cientistas para finalmente localizar a criatura no lago escocês, no aniversário de 90 anos da primeira expedição de observação organizada para checar os relatos — a data será celebrada no dia 30 de junho.

Organização pede ajuda da NASA

"Estamos pedindo a ajuda de especialistas. Isso inclui cientistas e universidades, bem como pioneiros da exploração [espacial] da NASA, para fornecer equipamentos e experiência na pesquisa”, afirma a carta, publicada pela organização escocesa.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

"Com novos equipamentos de especialistas, esperamos que a ciência possa ajudar a desvendar os mistérios do lago e os avistamentos inexplicáveis ​​desde que a lenda de Nessie começou, há 90 anos”, acrescenta o texto do LNE.

Busca pelo Monstro do Lago Ness

Para encontrar o Monstro do Lago Ness, formou-se um grupo conhecido como os “Vigilantes do monstro”, liderado inicialmente por Edward Mountain. Desde então, mais de 1,1 mil avistamentos “oficiais” foram registrados.

Hoje, as formas de monitoramento são mais sofisticadas e vão além de fotos e relatos orais. Câmeras captam diferentes pontos e ângulos do lago, 24 horas por dia, em tempo real. Também há um hidrofone que rastreia sons suspeitos dentro da água. Além disso, drones submarinos já foram usados .

Os entusiastas podem auxiliar na análise dessas imagens ao vivo, notificando possíveis avistamentos, de forma remota. No entanto, faltam especialistas e cientistas, direto da academia ou mesmo da NASA, empenhados nessa missão, segundo o LNE.

“Esperamos que os especialistas da Nasa possam ter alguma tecnologia avançada de imagem para escanear o lago”, sugere Paul Nixon, membro do LNE, para o jornal The Independent . Outras formas de contribuição também são bem-vindas, pontua Nixon.

Apesar do empenho da comunidade e dos entusiastas, até hoje, não foram identificadas evidências sólidas de que um monstro habite o lago. Há diferentes hipóteses que justificariam os avistamentos, como a ideia de que a criatura fosse uma enguia gigante.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!