NVIDIA afirma que erros de VRAM são culpa de CPUs Intel
Felipe Vidal
NVIDIA afirma que erros de VRAM são culpa de CPUs Intel

Em fevereiro, diversos usuários de processadores Intel Core Raptor Lake reclamavam estarem experimentando erros de falta de VRAM ao rodar games . O que parecia ser um problema de GPU foi entendido como um erro nas CPUs de 13ª geração, e a mais recente atualização da NVIDIA reitera que os culpados realmente são essas peças.

O driver 552.12 tem uma seção de notas responsável para comentar os problemas de estabilidade referentes aos processadores Intel . Na nota, a NVIDIA se isenta da responsabilidade do erro e pede para que os usuários afetados pela mensagem contatem o suporte da Intel para tentar resolver a situação.

A nota ainda especifica um pouco mais sobre o problema, detalhando ser um erro de estabilidade na compilação de shaders , que acusa a falta de memória VRAM como a culpada. No entanto, o real problema tem relação com o limite de energia no qual os processadores Intel Raptor Lake são configurados por padrão.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

Consumo alto causa problemas

Há algumas gerações, os processadores Intel têm um consumo máximo de 4.096 W. Certamente, nenhum processador chega a consumir tudo isso e, no máximo, puxa 253 W da tomada . Apesar do limite energético ser alto e muito estranho, isso nunca foi um problema para a Intel ou seus consumidores.

Agora, essa situação se perpetua como um problema gigantesco na vida desses usuários. Uma das soluções, recomendadas até pela NVIDIA, é reduzir manualmente o consumo energético da CPU ao utilizar um passo a passo da Rad Gaming Tool . No entanto, essa redução pode diminuir o desempenho geral do PC.

Por enquanto, a Intel não se manifestou sobre o ocorrido e não há nenhum posicionamento oficial a respeito desse problema.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!