Em fevereiro, diversos usuários de processadores Intel Core Raptor Lake reclamavam estarem experimentando erros de falta de VRAM ao rodar games . O que parecia ser um problema de GPU foi entendido como um erro nas CPUs de 13ª geração, e a mais recente atualização da NVIDIA reitera que os culpados realmente são essas peças.
- Review Intel Core i9-14900K e i5-14600K | Tímida, 14ª geração é igual à 13ª
- 5 melhores processadores para jogos até R$ 1.000
O driver 552.12 tem uma seção de notas responsável para comentar os problemas de estabilidade referentes aos processadores Intel . Na nota, a NVIDIA se isenta da responsabilidade do erro e pede para que os usuários afetados pela mensagem contatem o suporte da Intel para tentar resolver a situação.
A nota ainda especifica um pouco mais sobre o problema, detalhando ser um erro de estabilidade na compilação de shaders , que acusa a falta de memória VRAM como a culpada. No entanto, o real problema tem relação com o limite de energia no qual os processadores Intel Raptor Lake são configurados por padrão.
-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-
Consumo alto causa problemas
Há algumas gerações, os processadores Intel têm um consumo máximo de 4.096 W. Certamente, nenhum processador chega a consumir tudo isso e, no máximo, puxa 253 W da tomada . Apesar do limite energético ser alto e muito estranho, isso nunca foi um problema para a Intel ou seus consumidores.
Agora, essa situação se perpetua como um problema gigantesco na vida desses usuários. Uma das soluções, recomendadas até pela NVIDIA, é reduzir manualmente o consumo energético da CPU ao utilizar um passo a passo da Rad Gaming Tool . No entanto, essa redução pode diminuir o desempenho geral do PC.
Por enquanto, a Intel não se manifestou sobre o ocorrido e não há nenhum posicionamento oficial a respeito desse problema.
- 🛒 Compre placas de vídeo NVIDIA GeForce com desconto no Kabum!
- 🛒 Confira promoções de processadores Intel Core no Kabum!
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Configuração secreta pode deixar o PS4 e o PS5 mais rápidos
- Instagram caiu? Rede tem instabilidade nesta segunda (15)
- Windows 11 enfim pode ser instalado em PCs com Rocket Lake
- Abandonei o Twitter, e agora? O que dizem ex-usuários da rede
- Os 45 filmes mais esperados de 2024
- WhatsApp Web começa a receber novo visual com barra lateral