PS5 Pro é real e libera mais potencial de Ray Tracing em jogos
Daniel Trefilio
PS5 Pro é real e libera mais potencial de Ray Tracing em jogos

O PlayStation 5 Pro é real. De acordo com especificações vazadas e fontes ligadas diretamente à Sony , a empresa está motivando desenvolvedores a preparem títulos com o potencial do novo hardware em mente. Ao que tudo indica, jogos que “apresentarem melhorias o suficiente” vão receber um selo de “Otimizado para o PS5 Pro” , criando um diferencial competitivo.

As informações foram obtidas pelo portal The Verge, que ainda afirma que a expectativa da Sony é que a GPU do PlayStation 5 Pro, codinome Trinity, seja 45% mais rápida que a do modelo padrão em renderização padrão. Além de maior, o novo chip gráfico irá utilizar memórias mais rápidas e arquitetura de Ray Tracing mais poderosa, garantindo até três vezes mais desempenho em RT.

Um dos documentos vazados ainda afirma que o “Trinity é uma versão high-end do PlayStation 5 ”, dando a entender que a Sony ainda pretende produzir e comercializar o console base e sua versão Slim .

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

Especificações do PS5 Pro

A ideia da empresa é oferecer aos desenvolvedores um único kit de desenvolvimento com suporte às duas plataformas, permitindo criar jogos para o PlayStation 5 , mas facilitando ao máximo a otimização para o PS5 Pro, garantindo compatibilidade com as duas versões já no lançamento de novos títulos.

A documentação adquirida pelo The Verge ainda traz as especificações completas do PlayStation 5 Pro . Uma diferença interessante é que no novo dev kit, os desenvolvedores terão acesso a mais memória do sistema, sendo possível alocar até 13,7 GB de dados.

PlayStation 5 Pro
Modelo PlayStation 5 PlayStation 5 Pro
Clock 3,5 GHz 3,85 GHz
Velocidade de memória 488 GB/s 576 GB/s
Acesso à memória do sistema 12,5 GB 13,7 GB
PlayStation Spectral Super Resolution Não Sim

Essa novidade é importante para permitir que os jogos criados originalmente apenas para o PS5 base sejam, eventualmente, otimizados para o PS5 Pro. Isso porque apenas a nova ferramenta de upscaling , PlayStation Spectral Super Resolution, utiliza em média 250 MB a mais de memória, sem mencionar outras eventuais otimizações para texturas em até 8K.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!