Primeiro teaser de Cem Anos de Solidão é simplesmente espetacular
Durval Ramos
Primeiro teaser de Cem Anos de Solidão é simplesmente espetacular

A Netflix trouxe o primeiro teaser da adaptação de Cem Anos de Solidão , obra-prima do escritor colombiano e ganhador do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez. Usando o texto original do escritor para apresentar o tom da história, a série apresenta a família Buendía, a cidade de Macondo e faz algumas referências bem diretas a um dos livros mais importantes da literatura latino-americana.

O teaser começa com as exatas mesmas palavras do livro, colocando o coronel Aureliano Buendía (Claudio Cataño) prestes a ser executado e lembrando de uma passagem marcante de sua vida. É a partir disso que vemos não só o início do vilarejo de Macondo mas também o começo da saga da família Buendía e a maldição que paira sobre sua linhagem.

Pelo que é mostrado nas primeiras cenas, a adaptação da Netflix deve passar realmente por diferentes gerações dos Buendía e mostrar como a luta de cada um deles para se livrar dessa suposta maldição que corre em seu sangue. E, nesse sentido, o teaser traz algumas passagens bem icônicas do livro.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Além do próprio fuzilamento de Aureliano, que abre o texto de Márquez no original, também vemos a formação desta família com os primos José Arcádio Buendía (Leonardo Soto) e Úrsula Iguarán (Susana Morales) criando a cidade de Macondo à beira do rio — além, é claro, de um rápido vislumbre do local enquanto ainda era um vilarejo.

Outro ponto muito importante apresentado nessa sequência inicial é o diário de Melquiades que aparece logo no começo. Trata-se de um relato sobre a história da própria Macondo e que, na série da Netflix, se transformou em um grande achado arqueológico e com uma certa aura mística.

O curioso é que o streaming deu um jeito de colocar uma pequena piada para os leitores de Gabriel García Márquez. A árvore genealógica dos Buendía que aparece rapidamente é uma piada a uma prática que os próprios leitores adotaram ao longo dos anos enquanto leem o texto. Sempre que alguém vai se aventurar por Cem Anos de Solidão , sempre surge alguém para recomendar que se faça um esquema para identificar quem é quem — e a Netflix colocou isso na série.

Quando estreia?

Segundo a Netflix, a adaptação de Cem Anos de Solidão terá 16 episódios que serão lançados ainda em 2024, mas sem uma data exata. Não foi comentado se a história será dividida em temporadas ou se esses capítulos vão conseguir condensar as mais de 400 páginas do livro original, abarcando todas as sete gerações de Buendía.

Qual é a história de Cem Anos de Solidão?

Publicado em 1967, Cem Anos de Solidão é um dos livros mais emblemáticos do autor colombiano e conta justamente a desgraça da família Buendía na busca para quebrar uma antiga maldição imposta por um relacionamento proibido.

Os primos José Arcádio Buendía e Úrsula Iguarán se casam contra a vontade dos pais e fogem para fundar uma cidade isolada à beira de um rio — a mítica Macondo, um pequeno vilarejo que vai crescer junto com a linhagem de seus fundadores e acompanhar suas glórias e fracassos.

Como a própria sinopse da Netflix destaca, o lugar é um personagem à parte que é “atormentado pela loucura, amores impossíveis, uma guerra sangrenta e absurda, e o medo de que uma terrível maldição os condene, inevitavelmente, a cem anos de solidão”.

Cem Anos de Solidão é tão poderoso que se tornou símbolo do realismo mágico, estilo literário típico da América Latina que mistura elementos fantásticos dentro de uma realidade bastante cotidiana.

Sua história, aliás, acabou servindo de inspiração para a própria Disney , que referenciou a saga dos Buendía em Encanto , animação de 2021 também ambientada na Colômbia que mostrava uma família criando uma cidade mágica no meio da floresta.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!