Nesta quinta-feira (18), o domínio .br completa 35 anos de muita história e relevância na internet brasileira e mundial. Ele foi delegado ao Brasil pelo cientista da computação dos Estados Unidos Jon Postel em 18 de abril de 1989. A partir daí, serve até hoje como o principal endereço de registros para sites de diversos segmentos no país, inclusive o Canaltech .
- Como conseguir um domínio grátis | Guia Prático
- Como usar o Gmail com domínio próprio | Guia prático
A história do .br
Após sua ativação em 1989, o domínio .br foi delegado para o nosso país realizar a gestão do serviço. No início, era operado manualmente pelo Registro.br e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) — dois anos antes da primeira conexão de internet nacional.
O propósito inicial do domínio era o de auxiliar na identificação de aparelhos de redes usados por pesquisadores e instituições brasileiras na troca de mensagens digitais. Vale lembrar que na época havia três plataformas principais de conexão de internet no Brasil: a BITNET (Because It’s Time NETwork), a HEPnet (High Energy Physics Network) e a UUCP (Unix-to-Unix Copy Program).
-
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
Seis anos depois, o Governo Federal criou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) para cuidar do registro de endereços com .br e garantir a organização da atribuição de endereços da internet. No dia 17 de agosto de 1995, segundo o CGI, o primeiro domínio comercial nacional foi registrado para a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
DNS veio em seguida
Em 1996, o DNS (Domain Name System) foi inaugurado com 851 domínios que variavam entre empresas e entidades — no ano seguinte, o sistema foi automatizado e passou a ter software aberto, além de desenvolvimento interno.
Também é importante apontar que, em 2005, o Comitê Gestor da Internet concebeu um braço executivo chamado de Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que cuida dos registros de forma administrativa e operacional até os dias de hoje.
Com o passar dos anos, o .br se consolidou como principal forma de cadastro de sites no país. Hoje, a quantidade de domínios registrados ultrapassou a marca de 5 milhões e 300 mil, de acordo com estatísticas do Registro.br.
Curiosidades sobre o domínio .br
Com tanta história, era de se esperar que pontos curiosos sobre o domínio .br surgissem — conheça alguns.
- O tamanho mínimo para um registro é de dois caracteres e o máximo é de 26;
- Não pode conter exclusivamente números;
- O valor da anuidade é uma das mais baixas do mundo e não tem reajustes desde 2017;
- O domínio brasileiro é um dos maiores do mundo e está na frente de países como França e Itália.
Quais são os domínios mais antigos do Brasil?
Quando o CGI adotou um sistema eletrônico, todos os domínios registrados até então passaram a datar a partir do dia 1º de janeiro de 1996. Contudo, é possível encontrar algumas páginas consideradas pela instituição como as mais antigas do país, são elas
- abril.com.br do Grupo Abril;
- folha.com.br da Folha de S.Paulo;
- bamerindus.com.br do Banco Bamerindus;
- bradesco .com.br do Banco Bradesco ;
- bndes.gov.br do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social;
- ipt.br do Instituto de Pesquisas Tecnológicas;
- bol.com.br do Brasil Online;
- tectoy.com.br da TecToy;
- chevrolet.com.br da Chevrolet Brasil.
O crescimento da quantidade de sites no Brasil não é algo que vai parar tão cedo, e o domínio .br é uma parte muito importante de tudo isso. Sendo assim, vale conhecer quais são os sites mais antigos do mundo .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- WhatsApp terá atalho para salvar mensagens como notas de contatos
- Assassin’s Creed Mirage está de graça por tempo limitado
- Segundo buraco negro mais perto da Terra é descoberto
- Linha Galaxy Book 4 chega ao Brasil com novas CPUs Intel e foco em IA
- Mais protótipos do iPhone 16 reforçam mudanças de design e botão para câmera
- Cidade perdida achada em Tonga revoluciona a história no Pacífico