No futuro, o Google pode facilitar a recarga de bateria de dispositivos mais compactos, como rastreadores e canetas para tablets. Segundo o desenvolvedor Mishaal Rahman em colaboração com o portal Android Authority, o Android 15 tende a utilizar o NFC, tecnologia para pagamentos por aproximação , para transmitir energia por aproximação.
NFC para recarga sem fio no Android 15
A descoberta parte de uma análise no código do Android 15 Beta 1, mais especificamente na parte que fala sobre o NFC. No arquivo, existe uma classe identificada como “NfcCharging”, que controla os eventos para ativar e desativar a recarga pelo sensor.
Ao que tudo indica, essa mudança pode ser a porta de entrada do NFC Wireless Charging (WLC), uma tecnologia anunciada em 2020 que permite o uso das antenas NFC para transmitir e receber energia. Essa solução é uma alternativa aos dispositivos que não contam com o padrão Qi, atualmente utilizado em celulares e mais para recarga sem fio.
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-
Além disso, a plataforma resolve um problema da indústria: o tamanho dos receptores. Atualmente, o padrão Qi utiliza uma peça que não é gigante, mas não cabe em canetas e tags de rastreamento. Já o NFC é menor, pois mede apenas um centímetro, e é mais flexível, e possui uma potência limitada, porém suficiente para baterias pequenas: 1 watts.
Ou seja, não seria um recurso para o celular ou tablet em si, mas para garantir a recarga por indução de acessórios. Especialmente ao considerar que, atualmente, alguns periféricos já contam com NFC para transmitir informações, o que descartaria a necessidade de incluir outros componentes para expandir os recursos disponíveis.
Sem previsão de lançamento
Caso o Google realmente leve o WLC ao Android 15, os dispositivos compatíveis poderão recarregar a bateria a uma distância de no máximo dois centímetros. Todavia, por ser algo na primeira versão de testes do sistema operacional , existe a possibilidade de a empresa retirar o suporte em compilações futuras — ou seja, não há previsão de lançamento.
Além dos rastros da recarga via NFC, o Android 15 Beta 1 liberado na semana passada traz mensagens via satélite, opção para selecionar o app padrão de carteira, modo “Não Perturbe” mais personalizável, arquivamento de aplicativos e mais. A expectativa é de que a atualização comece a ser distribuída pelas fabricantes a partir do segundo semestre.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Capitão América 4 | McDonald’s Brasil vaza Hulk Vermelho e vilã do filme
- WhatsApp libera visual verde para mais gente e recebe críticas
- WhatsApp e Threads são removidos da App Store na China
- "Cometa do Diabo" vai sobreviver após passar perto do Sol?
- Supermarket Simulator: por que o simulador de mercadinho ficou tão popular?
- Segundo buraco negro mais perto da Terra é descoberto