O eclipse solar continua rendendo fotos belíssimas — algumas delas, inclusive, apareceram nas fotos destacadas pela NASA em seu site Astronomy Picture of the Day . Outro destaque é um vídeo feito David Duarte, brasileiro que acompanhou o fenômeno nos Estados Unidos.
- Céu de abril | Cometa e chuva de meteoros estão entre eventos astronômicos
- Pico da chuva de meteoros Líridas começa no domingo (21)
Como de costume, nebulosas e galáxias também fazem parte do compilado. Uma das imagens mostra detalhadamente uma galáxia do tipo espiral que, por sorte, aparece de frente em nossa perspectiva. Nada mau, né?
Confira informações e curiosidades sobre as fotos e não se esqueça de conferir a galeria no fim desta matéria!
-
Feedly: assine nosso feed RSS
e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-
1. Sombra do eclipse solar parcial
Eclipses solares parciais são incríveis, mas para vê-los em segurança é preciso proteger os olhos ou usar algum método de observação indireta. Foi o que a fotógrafa Lori Haffelt registrou em 8 de abril: naquele dia, ocorreu um eclipse solar que, na Flórida, foi visto como parcial. Ela fotografou a sombra do Sol projetada através das folhas de uma palmeira, que serviram como uma câmera pinhole.
2. Vídeo do eclipse solar
Agora, que tal recordar como foi o fim do eclipse solar? É o que mostra um vídeo de David Duarte, que é membro do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL).
Ele registrou o fenômeno no Texas, nos Estados Unidos, e capturou alguns fenômenos interessantes antes de o Sol reaparecer por trás da Lua.
3. Galáxia do Cigarro
A galáxia M82, conhecida como Galáxia do Cigarro, tem grande quantidade de gás e poeira no seu centro. Encontrada na constelação da Ursa Maior, M82 forma estrelas a um ritmo dez vezes maior que o da Via Láctea como resultado de um encontro com M81, galáxia espiral vizinha.
📷 Leia mais: Galáxia do Cigarro é a foto astronômica de segunda-feira (15)
4. Explosão estelar
Outro objeto que apareceu por aqui é o Remanescente de Supernova da Vela, os restos de uma explosão estelar ocorrida há 11 mil anos na constelação homônima. O evento foi violento e deixou para trás um pulsar, um tipo de estrela densa e quente que completa mais de 10 voltas ao redor de si a cada segundo.
📷 Leia mais: remanescente de supernova é foto astronômica de terça-feira (16)
5. Eclipse solar e cometas
O eclipse solar no início do mês foi especial por vários motivos — um deles é que, durante o evento, os cometas 12P/Pons-Brooks e o SOHO-5008 ficaram visíveis. A má notícia é que o primeiro ficou mais escuro que o esperado, e o outro se aproximou tanto do Sol que se desintegrou. Ver dois cometas durante um eclipse solar é algo incomum.
📷 Leia mais: eclipse solar é a foto astronômica de quarta-feira (17)
6. Galáxia
A galáxia NGC 1232, também espiral, apareceu nos destaques da semana. Seu disco mede quase 200 mil anos-luz, e podemos admirar sua estrutura detalhadamente porque a galáxia aparece de frente em nossa perspectiva. Nem sempre os astrônomos conseguem observar objetos de forma tão favorável!
📷 Leia mais: galáxia espiral é a foto astronômica de quinta-feira (18)
7. Nebulosa Carina
Chegamos ao fim do compilado com uma imagem da Nebulosa Carina, encontrada a mais de 7 mil anos-luz da Terra. Trata-se de uma grande região de formação estelar na Via Láctea que é também o lar de estrelas jovens e massivas — entre tais estrelas, está o sistema Eta Carinae, que explodiu no passado e permaneceu visível no céu por dias.
📷 Leia mais: nebulosa é a foto astronômica de sexta-feira (19)
Clique para ver a galeria de fotos
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- WhatsApp libera visual verde para mais gente e recebe críticas
- Capitão América 4 | McDonald’s Brasil vaza Hulk Vermelho e vilã do filme
- Fallout | Qual é o melhor jogo para quem quer começar agora?
- 😱 MEGA DESCONTO | Samsung Galaxy Z Fold 5 atinge valor histórico com cupom
- Receita Federal bloqueará produtos piratas em nova fase do Remessa Conforme
- Nova bateria da BYD promete autonomia absurda