Placas RTX A400 e A1000 trazem IA e RT para profissionais
Daniel Trefilio
Placas RTX A400 e A1000 trazem IA e RT para profissionais

A NVIDIA lançou duas novas versões das placas profissionais RTX 400 e RTX 1000 em microarquitetura Ampere . As novas RTX A400 e RTX A1000 introduzem capacidades de Inteligência Artificial e Ray Tracing Acelerado para uma parcela maior de artistas gráficos, designers e projetistas 3D, atendendo à demanda crescente de soluções locais com IA para uso profissional.

Vale ressaltar que as novas placas RTX A400 e RTX A1000 foram desenvolvidas para atualizar sistemas profissionais de entrada e não workstations de alto desempenho . Tanto por isso seus designs são de slot único, com projeto de baixo consumo (50 W) e alimentação direta via slot PCI Express.

"Com essa novidade, estamos capacitando os profissionais a alcançar novos patamares de desempenho e criatividade. Essas soluções não apenas expandem o acesso à IA e ao rastreamento de raios, mas também fornecem a potência computacional necessária para enfrentar projetos de qualquer escala e complexidade", afirma Pedro Vecchi, Gerente de Produto Sênior da NVIDIA.

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

Levando Ray Tracing e IA a mais profissionais

Segundo a NVIDIA, as novas GPUs entregam mais desempenho que soluções tradicionais baseadas em CPUs, e não envolvem a substituição da plataforma inteira por AI PCs , apenas das placas gráficas instaladas.

Voltadas para cargas de trabalho em menor escala, as RTX A400 contam com 24 núcleos Tensor para execução local de “aplicações de IA de ponta, como chatbots e copilotos inteligentes, diretamente em seus desktops .”

Já as RTX A1000 são as primeiras placas da série RTX 1000 a trazer núcleos RT e Tensor para aplicações gráficas com Ray Tracing Acelerado e novas tarefas que exijam capacidade de processamento de IA. Ao todo são 72 núcleos Tensor e 18 núcleos RT, renderizando projetos até 3x mais rápido que as RTX 1000 padrão, e acelerando fluxos de trabalho CAD 2D e 3D, edição de vídeo 4K , designs de produto e projetos de arquitetura.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!