ASUS lança firmware para reduzir problemas com CPUs Intel
Felipe Vidal
ASUS lança firmware para reduzir problemas com CPUs Intel

Com processadores Intel Raptor Lake e Raptor Lake Refresh topo de linha recebendo inúmeras críticas por problemas de estabilidade , a ASUS decidiu criar uma ferramenta para mitigar o problema. A gigante taiwanesa lançou a função Intel Baseline Profile para placas-mãe Z790 ROG Hero para automaticamente reduzir o consumo energético das CPUs em prol de mais segurança.

O firmware chega para alterar certas configurações presentes na BIOS, como a imposição no controle dos limites do ASUS MultiCore Enhancements, opções de segurança contra falhas e a ativação do CEP . Acrônimo para Current Excursion Protection , a funcionalidade l imita o consumo de energia das CPUs .

Apesar dessas medidas serem uma estratégia de mitigação para resolver o problema de travamentos e instabilidade nos processadores Intel, essas ações podem ter consequências. O limite de energia em CPUs pode desencadear possíveis cenários de thermal throttling ou queda de desempenho, como aconteceu em testes realizados pelo informante HXL. Em benchmarks feitos no Cinebench R23, as medidas resultaram em uma queda de 12% de performance com o Intel Core i9-14900KS .

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

Mesmo que o Intel Baseline Profile chegue para melhorar a situação, vale lembrar que essa é só uma forma temporária de acabar com os problemas relacionados aos processadores Raptor Lake e Raptor Lake Refresh. Recentemente, a própria NVIDIA comentou que esse era um assunto da Intel e não de suas GPUs , já que um dos erros está relacionado à falta de VRAM .

Disponível inicialmente apenas para placas-mãe Z790 ROG HERO, o firmware com o Intel Baseline Profile pode ser baixado no site oficial da ASUS.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!