Windows 11 deve ficar ainda difícil de ser usado em PCs antigos
Bruno De Blasi
Windows 11 deve ficar ainda difícil de ser usado em PCs antigos

A Microsoft deve aplicar mais restrições no uso do Windows 11 em computadores mais antigos: a partir da versão 24H2, o sistema operacional tende a exigir processadores Intel com instrução SSE4.2. A descoberta foi realizada pelo desenvolvedor Bob Pony e compartilhada em seu perfil do X (ex- Twitter ).

Windows 11 deve exigir instrução SSE4.2

A mudança na lista de pré-requisitos é voltada para versões do Windows 11 a partir da compilação 26080. Ao iniciar o sistema operacional com um processador sem a instrução SSE4.2, o PC reinicia imediatamente após a aparição do logotipo do Windows no monitor.

Apesar da restrição, não há motivos para entrar em pânico. Para começar, os processadores mais recentes já contam com a instrução, que está disponível no mercado há cerca de duas décadas. Contudo, a medida tende a impactar quem usa PCs antigos que não atendem aos requisitos mínimos do sistema.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

No entanto, ainda não está claro se a medida será de fato implementada ou não. Especialmente ao considerar que a versão 26080 ainda é uma compilação experimental, disponível apenas para desenvolvedores e entusiastas. Dessa forma, existe a possibilidade de a Microsoft mudar os planos até o lançamento do Windows 11 24H2 para todos.

Vale lembrar que, anteriormente, o mesmo desenvolvedor antecipou o bloqueio a PCs sem a instrução POPCNT no Windows 11 24H2 . Alguns aplicativos também podem impedir a atualização para a próxima geração do sistema operacional.

A previsão é de que o Windows 24H2 seja lançado oficialmente no segundo semestre de 2024.

Como saber se o meu PC será impactado?

A mudança tende a impactar computadores mais antigos, que utilizam processadores sem a arquitetura SSE4.2. Portanto, se o seu PC tem chips de gerações mais recentes, o Windows 11 24H2 funcionará perfeitamente. Porém, se tem dúvidas, você consegue conferir a disponibilidade da tecnologia pelo CPU-Z:

  1. Acesse o site do CPU-Z ( cpuid.com );
  2. Clique em “ZIP - English” para fazer o download;
  3. Extraia o arquivo ZIP que você baixou;
  4. Abra o arquivo “cpuz_x64.exe”;
  5. Verifique se a área “Instructions” cita “SSE4.2”.

Veja também os requisitos para instalar o Windows 11 no seu PC .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!