Depois de ficar cerca de uma semana sem o agendamento online para emissão de passaporte, a Polícia Federal (PF) restabeleceu o serviço que já pode ser acessado pelas pessoas de todo o Brasil. A opção ficou fora do ar devido a uma tentativa de ataque cibernético no último dia 18 de abril, o que obrigou os servidores a mudarem todas as senhas do sistema.
- Sistema de pagamentos do governo foi invadido em abril, diz jornal
- 5 serviços úteis do Gov.br que você precisa conhecer
As atividades foram interrompidas temporariamente por precaução, mas os agendamentos realizados antes do acontecimento não sofreram cancelamentos. Durante o período de congelamento, a PF realizou investigações através da Diretoria de Repressão a Crimes Cibernéticos até definir que era seguro retornar com os trabalhos.
A importância do passaporte
O passaporte é extremamente importante para quem deseja viajar para fora do Brasil e não serve apenas para ganhar carimbo de outros países — o que nem é feito mais na maioria dos casos. Segundo o Governo Federal, o documento serve para identificar o viajante em outro país e registra informações como vistos, autorizações, entradas e saídas.
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
Há taxas a partir de R$ 257,25 para a solicitação do passaporte que tem um prazo entre seis e dez dias úteis para finalizar o processo. Contudo, em alguns períodos do ano com maior quantidade de pedidos, esse prazo pode aumentar. A validade do documento pode variar devido à idade do requerente, mas para adultos (acima de 18 anos) ela é de 10 anos.
Aproveite para conferir um tutorial completo que o Canaltech fez para você tirar seu passaporte sem nenhuma dúvida.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Placa Mercosul: Uruguai usa gambiarra para incluir cidade
- Seu Jorge viraliza nas redes com fone de ouvido que “purifica o ar”
- Joe Biden sanciona lei que pode banir TikTok nos EUA
- App da IA Gemini para Android já está disponível no Brasil
- Os Simpsons mata personagem clássico depois de 35 anos de série
- iPhone tem menor proporção de ativações nos EUA desde 2017