Stellar Blade | Como fazer todos os finais do jogo
Durval Ramos
Stellar Blade | Como fazer todos os finais do jogo

Stellar Blade chegou ao PlayStation 5 nesta sexta-feira (26) trazendo uma história de ficção científica repleta de muita ação e algumas reviravoltas em sua trama. E, sendo fortemente inspirado em jogos como NieR Automata , o game da Shift Up também traz mais de um final para a saga de EVE.

A conclusão do roteiro acontece em um momento bem específico e não é baseado nas escolhas que o jogador faz ao longo da campanha. É uma saída mais simples, mas que ajuda na hora de decidir qual rumo você quer dar para a história. Ainda assim, a sua decisão muda completamente os rumos das coisas, alterando inclusive o chefe final que você vai enfrentar.

E tudo isso a partir da grande premissa do jogo: o destino da humanidade. No que é apresentado logo nos primeiros minutos, a Terra foi devastada e ocupada por criaturas chamadas Naytiba, que passaram a destruir tudo o que encontram. Assim, os humanos passaram a viver no espaço, em estações sob o comando da Mãe Esfera, uma espécie de divindade adorada pela humanidade.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

Como a missão principal do jogador é recuperar o planeta para a humanidade, é óbvio que o confronto final vai se dar com o tal do Naytiba Ancião, a origem de todas essas criaturas. Só que os múltiplos finais giram justamente em torno de como você vai lidar com esse inimigo.

Por isso, fica aqui o alerta: a partir deste ponto, traremos spoilers pesados de Stellar Blade. Se você ainda não terminou o jogo, pare agora.

Como escolher cada final

Não há muito mistério do momento em que você terá que tomar uma decisão que vai moldar o final do jogo. Após retornar para Xion e descobrir que o Naytiba misterioso é, na verdade, Raven, EVE segue em direção ao Ninho, o lugar de onde as criaturas surgem. E é no coração desse local que a heroína encontra Adam.

Para ser bem sincero, Stellar Blade não faz muita questão de esconder que Adam tem um passado muito misterioso, indicando que ele é o grande vilão da coisa toda. Na verdade, ele é o Naytiba Ancião, a primeira criatura dessa evolução humana para combater os andróides que hoje acreditam ser a nova humanidade.

E é aí que acontece o momento de decisão. Adam revela sua verdadeira forma para EVE e explica que precisa dela para levar o planeta Terra para o seu verdadeiro futuro. Ele propõe que os dois se fundam e criem uma nova espécie, misturando Naytibas e andróides. Ele estende sua mão para a heroína e cabe a você escolher o que fazer.

O que acontece se recusar a oferta de Adam?

A opção mais lógica diante de tudo o que aconteceu seria recusar a oferta do personagem. Afinal, ele foi o responsável pela morte de milhares de pessoas e não pode sair ileso.

Caso essa seja a sua decisão, ele vai lamentar sua escolha e dar início a um combate. A luta é dividida em duas etapas. na primeira, Adam segue com sua forma humana e praticamente não faz nenhum tipo de ataque. É uma luta simples, então economize todos os recursos possíveis.

Após uma breve cutscene, ele assume sua verdadeira forma de Naytiba Ancião e você terá de encarar uma das lutas mais difíceis de Stellar Blade . Com muitos ataques capazes de matar EVE com um único golpe, ele será o seu teste definitivo de habilidade.

Ao derrotá-lo, porém, você se depara com aquele que parece ser o final verdadeiro do game. EVE se desculpa por não aceitar o pedido do antigo aliado e Adam diz que esse é o fim da história dos humanos — e que a protagonista terá de lidar com essa responsabilidade. Ele então se desfaz e vira um esqueleto nos braços da heroína.

Com o lugar desabando, EVE e Lily fogem do Ninho e são recepcionados pela Mãe Esfera do lado de fora. Ela diz respeitar a decisão da protagonista e diz que vai “esperar e observar” a heroína, revelando que hora de elas irem para casa. Uma nave então pousa e elas embarcam em direção à Colônia.

Lily diz que elas ainda têm o que fazer e EVE afirma que quer fazer algumas perguntas à Mãe Esfera, indicando que a inteligência artificial que adotou status de divindade será a próxima ameaça que ela terá de enfrentar.

Assim, a nave decola e vemos a verdadeira forma da Colônia em volta da Terra. Ao final, surgem os dizeres “A jornada para descobrir a verdade continua”.

O que acontece se aceitar a oferta de Adam?

Porém, se você concorda com os argumentos de Adam de que a verdadeira culpada pelo caos na Terra é a Mãe Esfera e como a inteligência artificial foi responsável erradicar os humanos e forçar que eles se tornassem os Naytibas, a escolha mais natural é aceitar a oferta do Naytiba Ancião e dar início a esse novo futuro.

Ao tomar essa decisão, os dois personagens se tocam e viram uma única criatura. Na verdade, é apenas EVE com uma roupa branca e uma asa de anjo à la Sephiroth. Ela não adquire nenhum tipo de poder novo e nem ganha melhorias significativas em habilidades e atributos.

E isso é importante porque a batalha que vem a seguir é igualmente complicada. Ao aceitar se rebelar contra a Mãe Esfera, a inteligência artificial assume o controle do exoesqueleto usado por Lily e você precisa enfrentar o robô, chamado de Providência.

Ao fim do combate, é mostrado que a máquina literalmente cortou Lily pela metade e EVE carrega o que restou da sua amiga para fora do Ninho. Lá, ela é igualmente recepcionada pela Mãe Esfera, que adota um discurso bem menos receptivo.

Ela diz que sempre vai defender o futuro, indicando que está disposta a enfrentar novas criaturas que possam surgir no mundo — em referência à nova natureza de EVE. “Você superou as minhas expectativas. A decisão final foi meio decepcionante, mas grata mesmo assim”, diz a inteligência artificial.

Ela revela o fim do Protocolo EVE e desaparece. Em seguida, dezenas de naves aparecem e enviam centenas de soldados de elite para enfrentar EVE. A heroína então vai para cima do pelotão — ao melhor estilo Crisis Core: Final Fantasy 7 — em uma batalha infinita.

Não há mais barra de energia e nem nada, então você pode usar todas as habilidades livremente até que a tela escureça, indicando que a nova batalha da heroína é realmente sem fim. Então, os créditos sobem e surge a frase “A jornada dela não tem fim”.

Como fazer os dois finais?

Embora a decisão dê um caráter definitivo à sua escolha, é possível fazer os dois finais com um único save. Ao final da batalha final, seja ela qual for, você é levado para a tela inicial de Stellar Blade mais uma vez. E embora o jogo diga que você pode recomeçar o game com um Novo Jogo+ e acessar o Modo Difícil, a opção Continuar segue ativa.

Assim, ao retomar o último arquivo salvo, você volta para o último ponto de checagem antes do encontro com Adam. Isso significa que pode seguir em direção ao Naytiba Alfa e alterar sua escolha. O único porém é que, no nosso caso, fazer isso não desbloqueou o troféu referente ao segundo final.

Qual é o final verdadeiro de Stellar Blade?

Até o momento, a Shift Up não se pronunciou sobre qual é o final verdadeiro do jogo. Embora um seja claramente melhor do que o outro e ambos deixem um gancho para uma sequência, não há como saber qual será o rumo que a produtora sul-coreana vai adotar.

Na prática, ambos levam para o mesmo destino: EVE se opõe à Mãe Esfera e deve encarar a inteligência artificial no próximo jogo. A diferença, contudo, está tanto em sua nova natureza e no que aconteceu com Lily.

Caso o jogo considere os eventos da derrota de Adam, um eventual Stellar Blade não terá essa forma angelical de EVE e Lily aparecerá viva (e inteira) no segundo jogo. Da mesma que, se o canônico for a união com o Naytiba Alfa, a engenheira não deve retornar ou fará isso se tornando ainda mais máquina.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!