Intel culpa fabricantes de placas-mãe por problemas em CPUs
Felipe Vidal
Intel culpa fabricantes de placas-mãe por problemas em CPUs

Alguns processadores Intel de 13ª e, principalmente, 14ª geração sofrem com problemas de estabilidade há algum tempo. Depois de centenas de reclamações e explicações da Nvidia sobre a falha não ter nada a ver com suas placas de vídeo, a Intel finalmente se manifestou sobre o ocorrido através de uma nota enviada ao Igor's Lab, criticando e culpando os erros por ações não recomendadas de fabricantes de placas-mãe. O caso ainda é apurado internamente.

No comunicado, a Intel diz entender que embora a origem do problema não tenha sido identificada, o problema segue um padrão. Grande parte dos erros vêm de processadores combinados com placas-mãe desbloqueadas ou overclockadas , que aumentam as capacidades energéticas das CPUs e, consequentemente, geram erros.

Com mais foco no desbloqueio, essas motherboards podem estar chegando ao consumidor com configurações de segurança desativadas que expõe o processador a frequências e voltagens altas por muito tempo. É interessante notar que a própria recomendação de certas fabricantes, como a MSI , é desabilitar perfis extremos, como o padrão de PL1 que configura o consumo energético em 4.096 W.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

“A Intel requisita que as fabricantes de placas-mãe forneçam aos consumidores uma opção de perfil de BIOS padrão compatível com as configurações recomendadas pela Intel”, revela a companhia em nota oficial.

Mesmo que as fabricantes de placas-mãe possam ter culpa ao lançar produtos que extrapolam as configurações recomendadas da Intel, o time azul também não está isento. Problemas relacionados ao aquecimento e instabilidade em modelos topo de linha são crônicos nas últimas gerações, mas só com o estopim de casos recentes que a companhia resolveu se pronunciar.

Por fim, a Intel revela que investiga a causa dos problemas e explicará o ocorrido em uma declaração futura. Por enquanto, a recomendação é usar os processadores em configurações de BIOS sem alterações drásticas.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!