Não foram poucos os carros expostos na edição 2024 do Salão do Automóvel de Pequim, mas alguns deles se destacaram aos olhos da reportagem do Canaltech , convidada pela GWM Brasil para acompanhar o evento na capital da China e ficar a par das novidades.
- Vimos o SU7, carro elétrico da Xiaomi destaque no Salão de Pequim
- Exclusivo | Carro a hidrogênio da GWM chega em 2025
Além do Xiaomi SU7, sedan elétrico que lotou o estande da marca famosa por smartphones, assim como havia feito no MWC de Barcelona, o eVTOL da Xpeng (aeronave de pouso e decoloagem vertical) atiçou a curiosidade dos jornalistas, convidados e visitantes que passaram pelo estande. O motivo? É um carro esportivo, ao melhor estilo Velozes e Furiosos , mas com hélices. E voa de verdade.
O carro voador da Xpeng foi desenvolvido pela HT Aero e fez seu voo inaugural em 2021. Desde então, vem sendo aperfeiçoado para, em breve, cruzar os céus e revolucionar a mobilidade urbana.
-
Baixe nosso aplicativo para iOS
e Android
e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-
Como é o carro voador da Xpeng?
O carro voador da Xpeng só pode ser definido em uma palavra: impressionante. As hélices gigantescas, o interior futurista e as linhas agressivas não deixam dúvidas de que a possibilidade de o lendário desenho Os Jetsons se tornar realidade está cada dia mais próxima.
De acordo com as informações passadas pelos responsáveis pelo estande, o eVTOL da Xpeng esta muito próximo de entrar em fase de produção. A ideia é começar a fabricar três versões do carro ainda neste ano de 2024, além de uma quarta versão com 43 lugares, que se transformaria no primeiro ônibus voador do mundo.
Dados passados anteriormente a respeito do carro voador da Xpeng apontam que o eVTOL do HT Aero atinge cerca de 129 km/h de velocidade e tem autonomia de voo aproximada de 35 minutos. O desempenho é similar ao de outro carro voador anunciado pela marca recentemente, o Voyager X2 .
Este, em particular, foi projetado para voar por 35 minutos a uma altitude inferior a 1.000 metros, o que o torna adequado não apenas para a mobilidade aérea urbana de baixa altitude e curta distância, mas também como patrulha aérea, aeronave de resgate de campo e transporte médico de emergência, assim como o Voyager X1.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Bayern x Real Madrid | Como assistir à semifinal da Champions
- Maior buraco azul do mundo é mais fundo que se pensava e abriga túneis
- Físico que estudou o coronavírus acredita que vivemos na "Matrix"
- Review Instax Mini Evo | Câmera 2 em 1: digital e analógica
- GTA 5 ganha versão caseira para Switch a partir de código vazado
- 7 personagens que estão definitivamente mortos em Os Simpsons