Wolverine e Dentes de Sabre são irmãos biológicos nos quadrinhos?
Claudio Yuge
Wolverine e Dentes de Sabre são irmãos biológicos nos quadrinhos?

Wolverine e Dentes de Sabre são inimigos mortais há décadas nos quadrinhos, e, como são muito parecidos, desde a primeira luta entre ambos os fãs já se perguntavam se ambos compartilhavam algum parentesco. Isso, aliás, era um dos grandes mistérios que os roteiristas adoravam “brincar” antigamente. E, depois desse tempo todo, qual é a resposta para isso? Eles têm mesmo alguma conexão? Eles são irmãos nas HQs da Marvel Comics?

Tanto Logan quanto Victor Creed são atormentados por um instinto animal assassino e até são fisicamente parecidos, embora Dentes de Sabre seja maior e mais forte — e, claro, Wolverine tem a vantagem de ser mais astuto e ter o esqueleto coberto por adamantium.

Ambos possuem garras e contam com sentidos aguçados e se equivalem quando comparamos a eficácia do fator de cura, com uma ligeira vantagem para o X-Man — ou seja, o conjunto de poderes e até as fraquezas são parecidas, como se tivessem vindo da mesma família.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

Wolverine e Dentes de Sabre se conhecem desde muitos jovens e sempre têm encontros recorrentes desde então; até mesmo atuaram na mesma equipe de operações especiais no passado.

Algumas tramas chegaram a oferecer respostas duvidosas sobre a ligação familiar, enquanto outras deixaram a dúvida no ar e, em um momento ou outro, tudo foi resumido apenas a uma rivalidade de duas pessoas que são muito parecidas e, em uma jogada do destino, colocaram-os como o contraponto ideal.

Pai e filho?

Wolverine apareceu pela primeira vez como um coadjuvante em uma história do Hulk, em The Incredible Hulk #180 , publicado em 1974. Ele foi criado por Len Wein, John Romita, Roy Thomas e Herb Trimpe.

Já Dentes de Sabre nasceu pelas mãos de Chris Claremont e John Byrne, também como um personagem secundário, só que para ser um oponente do Punho de Ferro, em Iron Fist #14 , lançado em 1977 — ou seja, inicialmente, nem mesmo foram pensados para se encontrarem ou terem ligação qualquer.

O mais próximo de alguma conexão familiar que ambos pudessem ter veio de uma revelação do próprio Claremont, o responsável por iniciar a rivalidade entre os personagens. Segundo o autor, o antagonismo de Dentes de Sabre começou por que ele passou a se destacar entre os vilões dos X-Men nos anos 1980.

O escritor, que construiu boa parte da trajetória de sucesso de Logan e Creed nas tramas dos X-Men, passou a bolar algo para ambos quando a popularidade dos personagens aumentou. Como Wolverine aos poucos aparentava ser “invencível”, Claremont passou a caracterizar um antagonista capaz de vencê-lo.

O roteirista também começou a promover encontros regulares entre ambos, até o momento em que, segundo o próprio autor, planejava revelar Creed como pai de Logan — daí a razão dos confrontos recorrentes e de Wolverine ser ligeiramente inferior.

O escritor plantou uma sementinha disso em Wolverine #10 , de 1989, quando, em flashback da edição, Wolverine relembra sua primeira batalha com Dentes de Sabre após o assassinato de Raposa Prateada. Logan acaba sendo derrotado, e uma frase de Creed ("Dado quem somos..."), sugeria a conexão familiar.

“Em cada um de seus aniversários, Dentes de Sabre sempre conseguiu encontrá-lo, não importa onde Logan estivesse ou o que ele estava fazendo, e quase chegou a matá-lo. A razão não era outra senão apenas lembrá-lo de que poderia”, confessou Claremont, ao site X-MenComics.com, em 2002.

Não, eles não são irmãos

Em 1991, a Marvel começou a mostrar parte da origem de Wolverine como parte de um programa de supersoldado canadense chamado Arma X, e nessa época, Nick Fury, que afirmava ter a resposta para alguns mistérios do X-Man, negou que Creed fosse pai de Logan, em Wolverine #41 , publicado em 1991.

Ao longo dos anos 1990, contudo, essa provocação sobre o parentesco entre ambos continuou discretamente em várias histórias, e, em 2001, a confusão aumentou com Wolverine: Origins , uma minissérie limitada que mostrava a infância e adolescência de Logan no início do século 19.

Um personagem chamado Cão Logan, parecido com Dentes de Sabre, foi introduzido como meio-irmão de Logan. E a própria paternidade de Wolverine, que não vinha de quem aparentava ser seu pai, Thomas Logan, aumentou essa dúvida. Tanto o progenitor verdadeiro, o zelador James Howlett, quanto Cão Logan, alimentavam ainda mais o mistério sobre o parentesco entre os rivais.

Outras HQs e o filme X-Men Origins: Wolverine até flertaram novamente com essa provocação sobre o parentesco entre ambos, contudo, várias revisões posteriores fizeram questão de encerrar de uma vez por todas essa questão.

Ou seja, Wolverine e Dentes de Sabre não são irmãos biológicos, e não há nenhum parentesco entre ambos. Contudo, nada nos quadrinhos é definitivo e as adaptações futuras ainda podem brincar com esse mistério — e, aqui entre nós, Logan e Victor sempre continuarão se encontrando e sendo rivais, então, nada impede que os fãs os considerem como aqueles parentes que vão brigar eternamente.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!