Os planos da Microsoft de lançar seus exclusivos para outras plataformas pode fazer com que duas de suas franquias mais icônicas cheguem ao PlayStation — nada menos do que Halo e Forza . E, embora não haja nada de oficial anunciado nesse sentido, uma nova rodada de rumores aponta que o futuro da companhia pode ser mesmo como uma empresa multiplataforma.
- Por que o Xbox Series X não faz mais sentido no Brasil?
- 20 anos de Xbox: os bastidores da criação do console
De acordo com o jornalista Jez Corden, do site Windows Central, é inevitável que todos os jogos originais do Xbox sejam lançados para outras plataformas, inclusive suas duas mais importantes franquias atuais. E, embora tudo seja apenas especulativo, os bons números obtidos com a primeira leva de títulos que deixaram a exclusividade reforça essa possibilidade.
No início do ano, o presidente da Xbox Studios, Phil Spencer , revelou que alguns games do Xbox seriam lançados para PlayStation e Nintendo Switch , o que gerou muito barulho. Na época, porém, o executivo disse que as grandes marcas, como Halo e Forza , não se tornariam multiplataforma.
-
Siga o Canaltech no Twitter
e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-
Só que isso pode ter mudado. Os resultados fiscais do primeiro trimestre de 2024 trouxeram um aumento de 51% na receita vinda de jogos e de 62% de conteúdos e serviços relacionados ao Xbox. Em contrapartida, a parte de hardware ligada ao console teve uma queda de 30%, uma das maiores até aqui.
Como o site Media Research destaca, esses números mostram o Xbox muito mais como uma marca de jogos e não mais de consoles — e as próprias movimentações da Microsoft apontam para isso. Do investimento em serviços na nuvem à conexão com PC e o reforço no Xbox Game Pass, tudo apontapara que o Xbox como uma caixa física se torne cada vez menos interessante — e os números confirmam isso.
Mudança de planos
Por isso mesmo, o insider Jez Corden afirma que é apenas uma questão de tempo para que todas as propriedades da marca recebam o mesmo tratamento — incluindo o FPS futurista e sua franquia de corrida.
Ele também aponta para a possibilidade de , no futuro, os consoles Xbox conseguirem carregar lojas como o Steam. Assim, o videogame em si não seria mais esse produto feito para rodar exclusivos, mas como algo voltado para um nicho de mercado que quer acessar seus jogos em uma TV, da mesma forma que o Steam Deck leva a experiência do PC para o portátil.
É importante notar, porém, que nada disso é oficial. No entanto, Corden é um insider bastante conhecido no meio do Xbox e que possui várias fontes de confiança dentro da Microsoft, o que faz com que a sua insistência em falar sobre o fim das exclusividades, inclusive para Halo e Forza , seja algo bastante chamativo.
No entanto, a Microsoft ainda não comentou nada sobre o assunto, se limitando apenas a ter lançados os quatro primeiros jogos para PS5 e Switch. Além disso, a empresa anunciou um Xbox Games Showcase para o próximo mês de junho, onde deve fazer anúncios e apresentar seus próximos projetos.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja quais
- Céu de maio | Chuva de meteoros e Mercúrio estão entre eventos astronômicos
- Governo abre concurso na área de TI com salário de R$ 8,3 mil
- Físico que estudou o coronavírus acredita que vivemos na "Matrix"
- WhatsApp muda emoji de carro de corrida após parceria com a Mercedes
- Samsung confirma chegada de relógios Galaxy Watch mais avançados