Rumor | Intel pode cancelar GPUs Arc Battlemage para desktop
Daniel Trefilio
Rumor | Intel pode cancelar GPUs Arc Battlemage para desktop

Segundo novo rumor, a Intel pode ter cancelado — ou pelo menos adiado — as placas de vídeo Intel Arc Battlemage Xe2 para desktop . Em postagem recente, o leaker Golden Pig Upgrade afirmou que não há planos ou sequer “indícios sobre o lançamento das Arc Battlemage”, e não há novas placas de vídeo para desktop no mapa de lançamentos da Intel para 2024 e 2025.

O leaker é conhecido por ter fontes confiáveis na indústria, mas a informação é bastante vaga. No entanto, a Intel já havia apresentado as Arc Battlemage em roadmap anterior , e remover as GPUs discretas do mapa atualizado acende um alerta.

Vale ressaltar ainda que o atraso ou cancelamento pode afetar, também, as Intel Arc Celestial para desktops , a menos que a empresa opte por pular a segunda geração e lançar diretamente as Arc Xe3, com um ecossistema de drivers mais maduro.

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

Foco em iGPUs e drivers

Além das NPUs, um dos trunfos dos novos processadores Meteor Lake da Intel são as iGPUs Arc, com desempenho em games similar ao de algumas placas dedicas de entrada . Sendo assim, é possível que a Intel esteja apenas direcionando esforços e recursos para otimizar ao máximo o desempenho das próximas APUs Arrow Lake e Lunar Lake , previstas para lançamento no segundo semestre de 2024, e Panther Lake, prevista para 2025 .

Ao amadurecer o desenvolvimento dos drivers utilizando como celeiro suas GPUs móveis , é possível que a Intel aplique essa expertise em gerações futuras das placas de vídeo discretas. Isso garantiria novas Intel Arc para desktop, sejam Batllemage, Celetial ou Druid, tenham um lançamento menos turbulento que o das Intel Arc Alchemist .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!