Ucrânia cria porta-voz gerada por IA para 'economizar tempo e recurso'
Ricardo Syozi
Ucrânia cria porta-voz gerada por IA para 'economizar tempo e recurso'

O governo da Ucrânia apresentou uma porta-voz totalmente gerada por inteligência artificial que recebeu o nome de Victoria Shi. A partir de agora, todas as declarações oficiais em nome do Ministério das Relações Exteriores do país europeu serão feitas pela IA. Porém, cada um dos comunicados ainda será “escrito e verificado por pessoas reais”, garantiu a assessoria do gabinete.

Salto tecnológico do serviço diplomático

O objetivo da criação da IA porta-voz foi a de “economizar tempo e recursos” para os diplomatas, apontou o Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba. Segundo o político, “é apenas a parte visual que a IA ajuda a gerar, e é um salto tecnológico que nenhum serviço diplomático no mundo deu ainda”.

Tanto o rosto quanto o modelo de Victoria Shi foram baseados em uma pessoa de verdade: uma cantora e influencer com mais de 54 mil seguidores no Instagram chamada Rosalie Nombre, que também participou da versão ucraniana do reality show The Bachelor.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

No vídeo de apresentação na página do Ministério, a IA destacou os seus propósitos e afirmou que “dará notícias”.

“O meu nome simboliza o nosso objetivo principal — a vitória da Ucrânia, e o meu apelido é a inteligência artificial que me criou”, começa Shi. “A minha função será fornecer ao público informações oportunas e verificadas do Departamento Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia. Fornecerei aos jornalistas notícias sobre o trabalho dos cônsules para proteger os direitos e interesses dos cidadãos ucranianos no exterior, responder a incidentes ou emergências e outras notícias”, conclui a nova porta-voz.

QR Code para evitar fakes

Victoria Shi foi desenvolvida por uma equipe de tecnologia chamada The Game Changers, que também trabalhou em conteúdo de realidade virtual sobre a guerra na Ucrânia. A IA é apresentada com roupas pretas bem conservadoras, além do cabelo preso.

Por ser algo diretamente ligado à tecnologia digital, os desenvolvedores e políticos pensaram em uma forma de evitar personificações falsas de Shi. Sendo assim, cada declaração da porta-voz será acompanhada de um QR Code com um link para a versão em texto no site do Ministério das Relações Exteriores do país.

O governo da Ucrânia não deu mais detalhes de como treinou a inteligência artificial .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!