NASA apoia projeto para construir ferrovias autônomas na Lua
Danielle Cassita
NASA apoia projeto para construir ferrovias autônomas na Lua

A NASA acaba de revelar os estudos conceituais selecionados para seu Programa Conceitos Avançados Inovadores (NIAC), que incluem ideias para lá de futuristas. Uma destas propostas é o projeto FLOAT, que propõe um sistema de ferrovias por levitação na superfície da Lua .

A ideia é que os trilhos do FLOAT (sigla de “levitação flexível em trilhos”, em tradução livre) sejam posicionados diretamente no regolito lunar, o que significa que seria necessária pouca preparação prévia. Depois, robôs iriam levitar pelos trilhos; como não teriam rodas e nem pernas, o relevo lunar não seria problema para eles.

Os trilhos, por sua vez, seriam estruturas flexíveis com uma camada de grafite, permitindo a levitação diamagnética enquanto um circuito iria gerar impulso eletromagnético. Este último recurso é opcional, mas como seria um painel solar , iria eliminar a necessidade de energia externa para alimentar o sistema.

-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube , todo dia tem vídeo novo para você!
-

Os autores do FLOAT sugerem que este seria um meio de transporte de cargas úteis autônomo, confiável e eficiente. Segundo eles, o FLOAT poderia levar cargas das zonas de pouso de espaçonaves até bases lunares, oferecendo também o transporte do regolito. Segundo a equipe, 100 toneladas de material poderiam ser transportadas a cada dia.

Pode até parecer que a proposta saiu de algum filme de ficção científica, mas saiba que o FLOAT é apenas um em meio aos conceitos selecionados para avançar à fase seguinte. Os outros incluem novos sistemas de propulsão, que seriam usados para diminuir o tempo de viagem a Marte , e até um telescópio espacial líquido — conceitual, claro.

Agora que o projeto FLOAT avançou para a próxima etapa, seus pesquisadores vão trabalhar para projetar e produzir uma versão reduzida do sistema. Se tudo correr bem, o dispositivo via ser testado em uma simulação do ambiente lunar, mostrando à equipe como as características do ambiente afetam os trilhos e os robôs.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!