Apple M4 | Chip dos novos iPad Pro usa instruções ARMv9 super potentes
Felipe Vidal
Apple M4 | Chip dos novos iPad Pro usa instruções ARMv9 super potentes

Após lançar novos produtos com o recente chip M4 e mostrar taxas de desempenho bem elevadas , diversos usuários estão descobrindo que a Apple usou um conjunto de instruções ARMv9 para potencializar a performance. Poderosa, a tecnologia pode ser responsável pelo salto geracional generoso em relação aos demais chips da Maçã.

O youtuber Vadim Yuryev foi quem descobriu a informação e publicou o dado em sua conta no X (antigo Twitter ). Ele destacou que a chegada do ARMv9 no Apple M4 aumenta a eficiência do processador em cargas de trabalho ainda mais complexas, principalmente quando comparado ao conjunto NEON usado em gerações anteriores.

Vale notar também que a incorporação dessas instruções traz as Scalable Matrix Extension (SME), um conjunto de matrizes de multiplicação muito úteis para simulações científicas e certos aspectos de aprendizado de máquina e realidade aumentada . Com a integração do ARMv9, a expectativa é que, além do aumento de performance, o M4 tenha mais capacidades de segurança, processamento vetorial e ainda mais aprendizado de máquina.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Contudo, é interessante notar que a própria Apple não comentou nenhum desses aspectos no anúncio do M4 nem na publicação em seu site oficial. A adição do SME também aumentou as Instruções Por Ciclo (IPC) em cerca de 7% — um número aparentemente sutil, mas que, quando combinado com outras tecnologias, resulta em um salto de desempenho de 50% em relação ao M2 .

O chip Apple M4 estará disponível nos novos iPad Pro com Ray Tracing e uma unidade de inteligência artificial potente com 38 TOPS.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!