Como ser voluntário no Rio Grande do Sul
André Lourenti Magalhães
Como ser voluntário no Rio Grande do Sul

É possível atuar como voluntário no Rio Grande do Sul e ajudar as vítimas das chuvas e enchentes na região. Muitos órgãos do estado abriram espaço para a chegada de ajudantes, especialmente entre profissionais da saúde, mas também existem alternativas para ajudar com a coleta e a organização das doações.

A maioria das instituições procura por voluntários dentro do próprio estado, então é importante que a pessoa resida na região ou tenha condições de se locomover para algumas das áreas afetadas pelas chuvas. Além disso, existem opções remotas para quem mora fora do RS, como ajudar em uma unidade dos Correios da sua cidade a organizar as doações recebidas.

Como trabalhar como voluntário no RS

O Canaltech listou algumas organizações que aceitam voluntários e as etapas necessárias para participar do processo.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

SOS Rio Grande do Sul

O SOS Rio Grande do Sul é uma iniciativa criada pela Defesa Civil do RS com alertas gerais, informações sobre abrigos, área de doações e espaço para trabalho voluntário. O serviço atende em duas unidades diferentes de Porto Alegre e divide a atuação em dois turnos, um pela manhã e outro durante a tarde.

A Defesa Civil informa que os participantes atuam na verificação de validade de alimentos, triagem de roupas recebidas e na montagem de cestas básicas ou kits de higiene e limpeza. Além dos indivíduos, empresas e outras instituições também podem participar.

  1. Para fazer o cadastro:
  2. Acesse casamilitar-rs.com.br/voluntariado ;
  3. Preencha as informações do formulário;
  4. Escolha um ou dois turnos de trabalho;
  5. Pressione “Cadastrar”.

Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde do RS também abriu espaço para trabalho voluntário de profissionais da saúde nas cidades afetadas pelas chuvas. A entidade procura por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e especialistas de outras áreas da saúde para colaborarem em hospitais e unidades de pronto atendimento.

Para participar:

  1. Acesse saude.rs.gov.br/cadastro-de-profissionais ;
  2. Preencha o formulário no final da página;
  3. Pressione “Enviar”.

O órgão reforça que o trabalho é voluntário, sem vínculo empregatício, e os profissionais seriam convocados de acordo com a demanda.

Correios

Voluntários podem trabalhar na triagem e organização de doações recebidas pelos Correios no Distrito Federal e nos estados de São Paulo e Paraná. A empresa aceita a ajuda de colaboradores nas seguintes cidades:

  • Brasília (DF);
  • Cajamar (SP);
  • Cascavel (PR);
  • Curitiba (PR)
  • Guarulhos (SP);
  • Londrina (PR).

As pessoas interessadas podem mandar e-mail com nome completo e telefone de contato para:

Força Nacional do SUS

A Força Nacional do SUS é um programa de cooperação vinculado ao Ministério da Saúde e também atua no socorro emergencial do RS. O cadastro está disponível para profissionais da saúde, condutores de veículos de emergência e veterinários.

Para se inscrever:

  1. Acesse gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/dahu/forca-nacional-do-sus ;
  2. Role a página e clique em "Acesse o formulário";
  3. Preencha com seus dados;
  4. Pressione “Enviar”.

Mais formas de ajudar

Quer colaborar de outras maneiras? Aproveite para conferir as formas de doar para as vítimas e acompanhe as páginas de redes sociais que atuam para encontrar animais perdidos com as chuvas .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!