Destaques da NASA: buraco negro, eclipse e   nas fotos astronômicas da semana
Destaques da NASA: buraco negro, eclipse e nas fotos astronômicas da semana

Os misteriosos buracos negros são o principal destaque da NASA nesta semana em seu site site Astronomy Picture of the Day . Apesar de já terem sido alvo de inúmeros estudos, ainda há muito a se aprender sobre eles.

Enquanto os astrônomos tentam desvendar os segredos dos buracos negros, você confere ilustrações e vídeos deles no compilado desta semana. Também apareceram por aqui imagens do eclipse solar e do Observatório Paranal, no Chile.

Saiba mais sobre as imagens e não se esqueça de conferir a galeria de imagens no fim do texto!

Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.

1. Observatório do Paranal

O Deserto do Atacama, no Chile, é o lar dos Telescópios Auxiliares do Observatório de Paranal, que aparecem no primeiro destaque da semana. Eles foram projetados para a interferometria, uma técnica que permite obsrevar o universo em alta resolução. Além dos telescópios, a foto mostra também a Grande e Pequena Nuvem de Magalhães.

2. Buraco negro se alimentando

Quando uma estrela se aproxima demais de de um buraco negro, a gravidade do objeto provavelmente vai destroçar suas camadas. O processo aparece ilustrado em uma das fotos destacadas pela NASA, que mostra o que aconteceu após uma estrela passar por um buraco negro massivo.

Eclipse solar total

Um vídeo mostra o eclipse solar de abril visto a partir de Arkansas, nos EUA. O disco solar desaparece por trás da Lua, mas antes disso, a luz do nosso astro forma o efeito conhecido como Anel de Diamantes.

Além disso, o fotógrafo registrou algumas estruturas solares visíveis, como proeminências e a coroa da estrela.

📷 Leia mais: eclipse solar total é a foto astronômica de segunda-feira (6)

3. Buraco negro e seu disco

Outro buraco negro apareceu nos destaques da semana. A ilustração nos mostra o que aconteceu em 2014, quando uma explosão forte foi registrada por telescópios robóticos em solo. O motivo? Bem, os modelos computacionais que correspondiam melhor ao ocorrido eram aqueles que mostravam uma estrela devorada por um buraco negro supermassivo.

📷 Leia mais: buraco negro e disco é a foto astronômica de terça-feira (7)

Vídeo de buraco negro

Agora, é o momento de conferir um vídeo que mostra o disco de acreção de um buraco negro visto de diferentes perspectivas. A estrutura aparece em tons de laranja e sua imagem é distorcida graças à gravidade do objeto.

Além de serem incríveis, simulações como essa ajudam os cientistas a entender a Teoria da Relatividade de Einstein e a anatomia dos buracos negros.

📷 Leia mais: buraco negro e disco é a foto astronômica de quarta-feira (8)

4. Buraco negro da galáxia M87*

A galáxia M87 é o lar do buraco negro supermassivo M87* registrado pelo consórcio Event Horizon Telescope após quase duas décadas de trabalho. Localizada a 55 milhões de anos-luz, a galáxia exibe longos jatos relativísticos partindo do seu centro.

📷 Leia mais: buraco negro e disco é a foto astronômica de quinta-feira (9)

Colisão de buracos negros

Chegamos ao fim deste compilado com um vídeo que representa um evento extremo no universo: a fusão de dois buracos negros ocorrida em poucas frações de segundo.

O ocorrido foi descoberto graças à detecção de ondas gravitacionais em 2015, crucial para confirmar a Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein .

📷 Leia mais: buraco negro e disco é a foto astronômica de sexta-feira (10)