Para além do Rio Grande do Sul , outros lugares no mundo enfrentam problemas associados com os alagamentos nos últimos dias. É o caso da região mais ao norte do Afeganistão, onde uma “enchente relâmpago” e inundações repentinas provocaram a morte de mais de 300 pessoas, sem permitir que medidas de redução de danos fossem tomadas.
- Tremor de terra atinge cidades no RS em meio a enchentes
- Enchentes no RS são comparadas a volume de água de Itaipu
No total, as autoridades identificaram pelo menos 315 mortes após as inundações no Afeganistão. Além disso, outras 1,6 mil pessoas foram feridas durante a tragédia e recebem cuidados médicos. Casas foram destruídas, e animais também morreram.
“Não temos comida, nem água potável, nem abrigo, nem cobertores, nada”, conta Muhammad Yahqoob, morador da região que perdeu familiares durante as enchentes, para a agência de notícias Reuters . “As inundações destruíram tudo”, reforça.
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
A seguir, confira imagens da situação enfrentada no país:
🔴Breaking: Flash floods ravage #Afghanistan , killing more than 300 people in Baghlan and destroying more than 1000 houses.
— WFP in Afghanistan (@WFP_Afghanistan) May 11, 2024
This has been one of many floods over the last few weeks, due to unusually heavy rainfall. WFP is now distributing fortified biscuits to the survivors. pic.twitter.com/X4AaBW5TIC
Vale destacar que, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Afeganistão está entre os 10 países mais vulneráveis às mudanças climáticas e tem registrado um aumento de eventos climáticos extremos , o que inclui as inundações recentes.
Situação no Afeganistão
“As fortes chuvas e as subsequentes inundações perturbaram vidas e representam um risco significativo para as crianças nas províncias afetadas”, afirma Tajudeen Oyewale, representante do Unicef no Afeganistão, em nota.
“À medida que as famílias enfrentam a situação, é fundamental manter o acesso à água potável e aos serviços de saúde e de proteção”, acrescenta Oyewale sobre o que é necessário, neste momento, após o pior momento do evento climático extremo.
Para ajudar a população afegã após a enchente relâmpago e repentina — basicamente, uma inundação que ocorreu em pouco tempo, em áreas de baixa altitude —, o Unicef enviou roupas, cobertores e materiais de higiene para a região. Também foram deslocados médicos para auxiliar no atendimento.
Enchentes e inundações no mundo
No último mês, episódios de enchentes e inundações foram relatados em diferentes pontos do mundo, além do Afeganistão e do Brasil — no Rio Grande do Sul. Cidades da China e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos , enfrentaram fortes chuvas, o que causou um rastro de destruição.
Entre as explicações para essas tragédias, estão as mudanças climáticas. Conforme a temperatura média do planeta aumenta, crescem as chances de eventos climáticos extremos ocorrerem, segundo diferentes pesquisas internacionais.
Esta relação entre o aumento das temperaturas e as catástrofes naturais também foi apontada junto às conclusões do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) , documento desenvolvido para guiar os formuladores de políticas públicas no Brasil.
Por exemplo, se as temperaturas subirem 1,5 °C em relação ao nível pré-industrial , a previsão é que as chuvas intensas — aquelas que causam enchentes e inundações — vão ocorrer 1,5 vezes mais, com uma intensidade 10,5% maior. Isso vai aumentar o número de tragédias, como a que ocorre no Sul do Brasil, mas terá um efeito também global.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Sem rival do Google, OpenAI anuncia GPT-4o e ChatGPT pra PC
- X-Men ‘97 foi impedida de usar este famoso mutante dos quadrinhos
- Tremor de terra atinge cidades no RS em meio a enchentes
- PornoGPT? ChatGPT pode liberar criação de conteúdo erótico no futuro
- Por que o RS está alagado? Entenda a causa das inundações
- GPT-4o | OpenAI lança novo modelo gratuito e mais poderoso