Ainda ficamos surpresos quando percebemos a que nível de realismo os robôs já conseguiram chegar. Na última terça-feira (7), um vídeo compartilhado por um internauta se mostrou como o exemplo mais recente de como humanoides podem chocar, já que ninguém sabe ao certo onde isso vai nos levar. O vídeo mostra robôs chineses altamente realistas.
- Convivendo com Robôs | Simbiose entre humanos e máquinas só aumenta
- Robô prevê cenário em que inteligência artificial manipula humanos
Compartilhado por um usuário do TikTok , o vídeo acontece em uma fábrica chinesa com vários androides em movimento. Sua pele e seus cabelos são bem semelhantes aos humanos.
É um pequeno vislumbre de humanoides em diferentes estágios de desenvolvimento, mostrando o ritmo em que a tecnologia robótica está avançando.
-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-
Assim, o registro exibe fileiras de mulheres ciborgues, cabeças em arquibancadas, robôs totalmente humanos vestindo camisas e calças, e vários braços humanoides flexionando e girando as mãos em movimentos bem realistas.
Atualmente, existem diversos robôs humanoides realistas , e embora tenham nomes e aparências diferentes, todos possuem algo em comum: despertam a reflexão sobre como aqueles famosos filmes distópicos com robôs vivendo entre os humanos parece perto da realidade.
@meimei4515 China uda buat robot manusia #EX # #china #robot ♬ suara asli - Amei 啊美
Depois de apurar os detalhes da tecnologia mostrada, os internautas conseguiram descobrir que o vídeo diz respeito a uma das fábricas da empresa chinesa de robótica Ex Robots.
Ex Robots cria robôs realistas
Na Conferência Mundial de Robôs de 2023, a Ex Robots apresentou uma série de robôs humanoides em uma prévia de suas ambições.
Já na ocasião, seus produtos surpreenderam os participantes com sua aparência e movimentos hiper-realistas, imitando com precisão as pessoas ao seu redor.
A startup foi fundada em 2009 e começou a desenvolver robôs desse estilo em 2016. Hoje em dia, atua com pesquisa, desenvolvimento, fabricação, vendas e serviços de robôs humanoides biônicos inteligentes.
A chinesa também inaugurou o EX Future Science and Technology Museum — o primeiro museu de robôs do país. É como uma versão robótica daquele museu de cera com celebirdades (o Madame Tussauds).
A Ex Robot se concentra em avançar com técnicas modernas como digitalização 3D, design digital e impressão 3D para ficar na vanguarda da inovação em inteligência artificial e robótica humanoide.
São técnicas fundamentais para desenvolver uma pele realista e movimentos flexíveis para esses robôs chineses altamente realistas, complementando a sua estrutura mecânica leve. De qualquer forma, o vídeo chama a atenção porque a ideia da empresa é justamente essa: chamar a atenção do público com suas criações.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Novas tempestades solares devem chegar nos próximos dias
- Quais os perigos de uma tempestade solar?
- Por que o RS está alagado? Entenda a causa das inundações
- Animação mostra formação de possível próximo supercontinente
- Veja imagens de enchentes do RS feitas pela NASA
- Nem introvertido, nem extrovertido? Você pode ser ambivertido