Tremor de terra atinge cidades no RS em meio a enchentes
Augusto Dala Costa
Tremor de terra atinge cidades no RS em meio a enchentes

Nesta segunda-feira (13), durante a madrugada, habitantes da cidade gaúcha de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, sentiram um terremoto de magnitude 2,3 na escala Richter. O tremor de terra tirou alguns moradores de casa, com medo de desabamentos, especialmente no centro e nos bairros de Madureira e Universitário.

O evento ocorre em meio às chuvas e enchentes que afligem todo o estado do Rio Grande do Sul e gerou um aviso pelo Corpo de Bombeiros do município, que pediu aos moradores para deixarem suas casas caso notem rachaduras em paredes ou vigas. Tremores também foram sentidos nas cidades de Bento Gonçalves e Pinto Bandeira.

Causa do tremor de terra em RS

Alguns veículos de informação, como a MetSul Meteorologia, afirmaram que os sismos podem ter sido resultado da acomodação do solo após as históricas enchentes no estado sulista. Segundo a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), isso pode, sim, ser uma possibilidade, mas isso seria muito raro nas circunstâncias atuais.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

As informações vêm do sismólogo Bruno Collaço, do Centro de Sismologia da USP, que colabora com a RSBR. Segundo o cientista, tremores por acomodação de terra normalmente ocorrem meses após chuvas, tornando o fenômeno incomum para o momento. Não se pode, no entanto, descartar a possibilidade. A instituição informou os seguintes números em relação aos terremotos:

  • 03h03 - 2,3 mR (escala Richter) - Caxias Do Sul;
  • 02h58 - 2,3 mR - Caxias Do Sul;
  • 02h37 - 2,3 mR - Pinto Bandeira;
  • 01h48 - 2,4 mR - Bento Gonçalves.

A RSBR ainda lembra que a região gaúcha tem um histórico de tremores de terra, geralmente ficando entre as magnitudes de 2,0 e 3,0 mR. Na última década, 27 terremotos foram registrados na Serra Gaúcha, fazendo os especialistas suspeitarem de causas naturais para o fenômeno desta segunda-feira.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!