O Gemini enfim será integrado ao Gmail no Android para resumir e-mails e criar respostas mais complexas. A novidade estava em desenvolvimento há algum tempo e foi confirmada pela Gigante das Buscas durante o evento Google I/O 2024 como uma das novidades do Google Workspace.
- Carteira do Google vai deixar de funcionar em celulares antigos
- Apple e Google lançam proteção contra rastreadores indesejados
A versão do Gmail para computadores já tinha suporte ao Gemini para resumir mensagens desde o ano passado, com um atalho para o comando e um painel lateral com outras atividades da IA. A adaptação para o Android é parecida, mas o painel dá lugar a um ícone do Gemini para concentrar todas as funções.
E-mails resumidos
O Gmail vai usar o Gemini para ler as trocas de mensagens e criar um resumo rapidamente no próprio app para Android. Para isso, basta pressionar o botão de resumo, posicionado no topo do e-mail atual.
-
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube
, todo dia tem vídeo novo para você!
-
O objetivo do Google com a novidade é facilitar a rotina dos usuários do Workspace em telas pequenas — o uso da IA poupa o tempo de abrir todas as mensagens anteriores e se atualizar da conversa pelo celular.
Respostas precisas
A Resposta Inteligente foi aprimorada e agora consegue entender o contexto da conversa na hora de gerar um rascunho de e-mail pelo celular. Além de oferecer comandos rápidos para responder a um pedido, a IA identifica o assunto da troca de mensagens e elabora uma resposta adaptada ao cenário.
“Às vezes você precisa de mais de um simples ‘Parece bom para mim!’ ou ‘Sim, estou trabalhando nisso’”, explica o VP do Google, Aparna Pappu. “A Resposta Inteligente contextual vai trazer sugestões maiores e mais detalhadas que capturam o propósito da sua mensagem. Sem a dificuldade de criar a resposta perfeita numa tela pequena — o Gemini vai considerar todo o conteúdo do e-mail e trazer opções com um toque só”, completa.
Aba de conversa
O Gmail inclui atalhos para as funções rápidas do Gemini, mas também é possível abrir uma aba de conversa com a IA dentro do app e enviar os prompts. O espaço é útil para tirar dúvidas mais específicas, como obter uma informação sobre um evento mencionado ou comparar dados de outros e-mails da caixa de entrada.
Disponibilidade
As novidades foram liberadas para inscritos no programa Workspace Labs, que ainda não está disponível no Brasil: o resumo de e-mails chega ao app ainda neste mês, enquanto a resposta inteligente contextual e a aba de perguntas e respostas vão aparecer a partir de julho.
A distribuição geral pode demorar um pouco, mas o Google já confirmou que a opção para resumir conversas será liberada a assinantes do Google One AI Premium a partir do mês de junho.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- 4 funções do ChatGPT que eram pagas e agora estão de graça
- Chuvas no RS deixam Sintegra fora do ar nesta terça-feira (14)
- Nintendo Switch 2 terá 12GB de RAM e armazenamento maior e mais rápido
- Raio parece atingir topo de vulcão em erupção na Guatemala; veja
- Usuário instala Windows 11 no Nintendo Switch e resultado é surpreendente
- Enchentes no RS | Seguro cobre carros destruídos pela água?