Descoberto planeta “gêmeo” da Terra onde dia e noite não têm fim
Descoberto planeta “gêmeo” da Terra onde dia e noite não têm fim

Mais um planeta "irmão gêmeo" da Terra foi encontrado. Pesquisadores liderados por Michaël Gillon, astrônomo da Universidade de Liège, na Bélgica, encontraram o exoplaneta Speculoos-3b a cerca de 55 anos-luz da Terra conforme passava à frente da sua estrela, uma anã vermelha que é 100 vezes menos brilhante que o Sol.

O planeta tem tamanho semelhante ao da Terra e orbita sua estrela a cada 17 horas, ou seja, nossos dias são mais longos que os anos por lá. Apesar de os anos serem curtos em Speculoos-3b, os dias e noites não têm fim.

"Acreditamos que o planeta tem rotação sincronizada, de modo que o mesmo lado, chamado de lado diurno, está sempre voltado para a estrela, assim como a Lua faz com a Terra . Por outro lado, o lado noturno ficaria preso em uma escuridão sem fim", disse Gillon.

Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Speculoos-3b orbita uma estrela anã vermelha ultrafria, categoria que inclui cerca de 70% das estrelas da nossa galáxia . Como têm brilho fraco e estão dispersas pelo céu, os astrônomos precisam passar algumas semanas observando-as antes de detectar planetas passando por elas.

Como queimam o combustível mais devagar e vivem mais tempo, alguns dos planetas orbitando estas estrelas podem até ser quentes o suficiente para permitir a ocorrência de vida . Mas não é o caso de Speculoos-3b: como fica extremamente perto da estrela, ele recebe 16 vezes mais radiação a cada segundo do que a Terra, o que impediria a formação de uma atmosfera.

Este é o segundo sistema planetário descoberto ao redor de um sistema do tipo. O primeiro foi Trappist-1 , sistema formado por sete planetas rochosos viajando ao redor de uma estrela vermelha e fria, a 40 anos-luz da Terra.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Nature Astronomy .