Epic Games é multada de mais de 1 milhão de euros por causa de Fortnite
André Mello
Epic Games é multada de mais de 1 milhão de euros por causa de Fortnite

A Epic Games, criadora do fenômeno dos games Fortnite , foi multada nos Países Baixos em 1,125 milhão de Euros por violações da lei de proteção ao consumidor aocriar propagandas apelativas voltadas para o público infantil. A empresa revelou que deve recorrer da multa, mas cumprirá os pedidos da corte europeia.

Fortnite é um sucesso mundial e, por conta de estar disponível gratuitamente em todas as plataformas, tem um apelo muito forte com o público infantil. Bastante colorido e com um gameplay que pode ser indicado para todas as idades, o jogo chama muita atenção por conta das diversas parcerias que têm, incluindo skins e itens de várias propriedades intelectuais, como heróis da Marvel , Star Wars, Dragon Ball, Naruto e até cantoras pop.

Só que o jogo e a Epic Games entraram na mira da corte dos Países Baixos por conta da estratégia agressiva aplicada à loja de itens dentro do jogo, usando frases como "compre agora", que foram classificadas como nocivas para crianças.

-
CT no Flipboard : você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Segundo o órgão que protege consumidores e o mercado no país, o Authority for Consumers and Markets (ACM na sigla em inglês), as contagens regressivas para comprar itens e a quantidade de anúncios poderiam criar nas crianças uma sensação de estarem perdendo algo ao não comprar, aumentando o impulso consumista para que elas gastassem dinheiro. O comunicado oficial da empresa foi o seguinte, através do site GamesIndustry :

"As informações na decisão da ACM contém erros factuais significativos sobre como Fortnite e a Loja de Itens operam. As mudanças que a ACM está exigindo resultariam em uma experiência pior para os jogadore. Nós vamos apelar essa decisão. Enquanto não recebemos resposta, jogadores dos Países Baixos com menos de 18 anos não poderão ver ou comprar itens que estão na loja por menos de 48h, começando em 24 de maio de 2024."

Caso o recurso seja negado, a empresa tem até o dia 10 de junho para atender aos pedidos do órgão regulador do país.

Problemas legais da Epic geram discussão na indústria

Esse não é o primeiro legal que a Epic Games enfrenta, sendo o mais conhecido a batalha nos tribunais que a empresa travou com a Apple , que resultou na retirada de Fortnite da App Store. Isso aconteceu porque a empresa dava descontos na compra de itens do jogo por fora da loja da Apple, enquanto pelas compras in-game, pela Apple, os preços eram sempre mais altos.

A retirada do game da loja vale até hoje, com jogadores precisando acessar outros sistemas, como o Xbox Cloud Gaming e Nvidia Geforce Now para conseguir jogar em aparelhos móveis da Apple.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!