Lixo espacial: parte de nave da SpaceX pode ter caído na Terra
Danielle Cassita
Lixo espacial: parte de nave da SpaceX pode ter caído na Terra

Parece que mais um pedaço de lixo espacial caiu na Terra. Barry Sawchuk é fazendeiro e sua propriedade fica na área rural de Saskatchewan, no Canadá. Ele está acostumado a remover rochas e ervas daninhas da sua propriedade, mas ficou surpreso quando encontrou um objeto de metal queimado pesando cerca de 40 kg.

Segundo informações dele à emissora CBC, o item foi descoberto quando Sawchuk estava dirigindo pela propriedade com seu filho. “Encontramos este objeto, e pensamos originalmente que era lixo”, relatou.

Ele acrescentou que o objeto tinha várias camadas de fibras compostas carbonizadas, que o fizeram suspeitar de se tratar de lixo espacial. "Mas eu não fazia ideia. Eu não construo naves espaciais para viver, eu planto.", acrescentou.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Felizmente, o objeto não atingiu ninguém. "Se isso tivesse acontecido no meio de Regina ou, sim, na cidade de Nova York, poderia facilmente ter matado alguém.”, alertou Samantha Lawler, professora de astronomia na Universidade de Regina.

Astrônomos concordam com a observação do fazendeiro. Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade de Harvard, destacou em uma publicação no X, o antigo Twitter , que a descoberta do objeto pode estar relacionada à espaçonave Dragon, que em fevereiro trouxe da Estação Espacial Internacional astronautas que estavam por lá.

Agora, Sawchuk planeja vender o objeto e quer usar o valor obtido para a construção de um rinque de hóquei na cidade de Ituna, em Saskatchewan. “Foi ali que eu nasci e fui criado, então por que não?”, finalizou.

Queda de lixo espacial

Os componentes das espaçonaves são criados para serem queimados durante a reentrada na espaçonave, mas pode acontecer de resistirem à viagem e chegarem ao solo. Mesmo nestes casos, é mais provável que os objetos caiam em algum dos oceanos do nosso planeta.

Mas, às vezes, acontecem situações parecidas com aquela que Sawchuk experimentou. Esta não é a primeira vez que um componente de um veículo espacial da SpaceX é encontrado em uma propriedade — em junho de 2022, por exemplo, um objeto metálico foi identificado no sul do Paraná . Segundo análises da Agência Espacial Brasileira, o item misterioso poderia ser parte de um foguete Falcon 9, da SpaceX.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!