O Google anunciou a chegada do recurso de acessibilidade Project GameFace ao Android durante o I/O deste ano. O modo permite controlar todo o sistema operacional a partir do movimento dos olhos e de gestos com o rosto, como abrir a boca ou erguer uma das sobrancelhas.
- Google I/O | Google prepara IA que enxerga o mundo e interage com ele
- Gemini será usado para gerar legendas e sinopses no Google TV
O Project GameFace foi anunciado durante o Google I/O do ano passado, mas era compatível apenas com PCs. A nova versão ganhou ajustes específicos para funcionar nos dispositivos móveis com Android, como um novo cursor na tela — os desenvolvedores afirmaram que a presença de um ícone em movimento teve um feedback positivo dos usuários e adaptaram a função para as telas menores.
Ao todo, o modo identifica 52 gestos faciais diferentes e o usuário tem liberdade para configurá-los da forma que preferir. Os comandos podem ser mapeados de acordo com as funções oferecidas por cada app compatível ao GameFace e o Android inclui outros ajustes para melhorar a eficiência de cada gesto, como a sensibilidade ao movimento.
-
CT no Flipboard
: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-
Migração para o Android
Os desenvolvedores precisaram fazer uma série de ajustes para adaptar o projeto ao Android e estabeleceram três ideias principais:
- Oferecer novas formas de operar dispositivos Android às pessoas com deficiência;
- Criar uma solução financeiramente viável e disponível para uso escalonável;
- Aproveitar o aprendizado e os princípios do primeiro GameFace para deixar o produto personalizável e amigável ao usuário.
Além dos gestos na tela, o GameFace conta com alguns ajustes que melhoram a experiência no Android, como uma miniatura da câmera na tela para a pessoa identificar os próprios movimentos e uma mudança nos comandos para tornar o ato de deslizar a tela mais acessível.
O sistema foi disponibilizado em código aberto para desenvolvedores que queiram adaptá-lo aos respectivos aplicativos. Na preparação ao lançamento, o Google trabalhou com a empresa indiana Incluzza, com foco em apoio a pessoas com deficiência, e identificou novas formas de usar o projeto para fins educacionais, profissionais e pessoais.
Mais novidades do Google
O Google I/O 2024 esteve repleto de novidades para os produtos da empresa: confira um resumo com os melhores anúncios de IA da conferência principal e o que vai chegar aos dispositivos Android ainda neste ano .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Febre oropouche se espalha no Brasil com mais de 5 mil casos
- 4 funções do ChatGPT que eram pagas e agora estão de graça
- Meta anuncia fim do Workplace, o 'Facebook para empresas'
- Brasil criará tecnologias de plantação de alimentos no espaço
- IA do Google dá dica controversa em demonstração no palco do I/O 2024
- 9 coisas novas que chegam ao Android em 2024