6 opções de home theater com Dolby Atmos para som doméstico
Vinícius Moschen
6 opções de home theater com Dolby Atmos para som doméstico

Um som com qualidade de cinema pode transformar completamente a experiência na hora de assistir filmes e séries, mesmo em ambientes domésticos. Por isso, ter um sistema de home theater é um investimento capaz de melhorar a qualidade de forma significativa, especialmente se ele contar com suporte para Dolby Atmos.

Melhores opções de home theater

Abaixo estão algumas opções para escolher o melhor home theater:

1. Pioneer HTP-076

Feito pela conhecida marca de dispositivos de som Pioneer, o HTP-076 é capaz de oferecer som Dolby Atmos com características surround, além de também contar com a tecnologia DTS:X em conteúdos que sejam compatíveis.

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

No total são 5.1 canais, compostos por caixas compactas frontais, caixa central e caixas surround, além do subwoofer para garantir potência nos graves. Na mixagem Dolby Atmos, ele funciona em um sistema 3.1.2 com movimentos tridimensionais realistas acima dos alto-falantes superiores.

Para isso, o produto usa o chamado Dolby Atmos Height Visualizer, que cria um efeito surround virtual sem a necessidade de adicionar speakers mais altos. Isso é especialmente útil nos ambientes domésticos, onde nem sempre é possível ter um grande espaço disponível.

No total, o Pioneer HTP-076 ainda traz oito modos de som surround avançados: clássico, unplugged, entretenimento, drama, estéreo estendido, mono estendido, front stage e surround advance.

Além de contar com quatro portas HDMI com suporte para resolução 4K, o produto também pode reproduzir conteúdos por meio de Bluetooth 4.2, com suporte para os codecs SBC e AAC. O pareamento sem fio é feito com facilidade por meio do botão Bluetooth no painel frontal.

A tela dianteira também mostra diversos detalhes relacionados ao que está sendo reproduzido, inclusive se é um conteúdo com som processado por Dolby Atmos ou DTS:X.

2. Onkyo HTS-5910

Outra opção vem da empresa japonesa Onkyo, com o modelo HTS-5910 que que oferece uma relação custo-benefício razoável. O produto promete entregar um sistema completo de áudio para diferentes tipos de ambientes, incluindo salas mais compactas.

No total, o produto entrega 5.1.2 canais, além de entregar maior imersão sonora com o suporte para tecnologias como Dolby Atmos e DTS:X, incluindo a solução Dolby Atmos Height Virtualizer para aumentar a sensação de altura do áudio emitido.

Além disso, seus amplificadores de alta corrente são capazes de entregar 160 W por canal, o que deve ser suficiente para obter som com alta profundidade. Como um todo, a potência máxima do sistema chega a 925 W.

A versatilidade também é um destaque do sistema, já que ele tem seis entradas HDMI integradas, possibilitando ao usuário desfrutar conteúdos da mesma fonte em dois cômodos distintos, ou de duas fontes em dois ambientes diferentes.

Ele também pode ser conectado a celulares e outros dispositivos por Bluetooth, e ele tem até suporte para rádio AM e FM.

3. Onkyo HTS-3910

Para quem precisa de uma opção mais acessível em comparação com o HTS-5910, mas ainda com alta qualidade de som e recursos premium como o Dolby Atmos, o Onkyo HTS-3910 pode ser levado em consideração. Ele traz características parecidas com o “irmão mais caro”, mas se diferencia em aspectos como quantidade de canais e potência.

Afinal, o 3910 é um sistema com 3.1.2 canais, também com suporte para Dolby Atmos Height Virtualizer e DTS:X. Neste caso, a potência máxima é de 445 W.

Opções de soundbar

Mesmo que sejam opções bastante válidas para aprimorar a experiência sonora em ambientes domésticos, os modelos de home theater em casa também enfrentam forte concorrência das soundbars, que estão entre os melhores aparelhos para quem quer ter som turbinado em casa.

Por isso, a soundbar também pode ser entendida como o aparelho ideal para casas e outros locais menores. Isso vale em especial considerando que alguns modelos possuem módulos adicionais para incrementar o som surround, como:

4. Samsung HW-Q990C

A soundbar da Samsung tem 11.1.4 canais, além do suporte para Wireless Dolby Atmos — ou seja, a tecnologia pode ser usada sem conexões por fio entre o módulo principal e as caixas adicionais, que são colocadas na parte lateral e traseira do ambiente.

Assim como um sistema de home theater, a soundbar traz caixas traseiras, com saída lateral e superior inclusas. Desta forma, é possível refletir o som no teto para obter um som de cinema, ao mesmo tempo que são minimizados efeitos indesejados como o eco e afins.

O som da HW-Q990C é desenvolvido pelo California Audio Lab, com engenheiros que usam as tecnologias acústicas mais avançadas para que o som fique o mais equilibrado possível, de acordo com o que afirma a Samsung.

Além disso, o produto ainda conta com tecnologias pensadas especificamente para pessoas que já têm outros dispositivos da Samsung. É o caso do recurso de Sincronia Sonora, que utiliza os alto-falantes das TVs da marca em conjunto com o sistema de som da soundbar.

Já o SpaceFit Sound Pro utiliza sensores integrados à soundbar, que funcionam com um algoritmo da Samsung para que ajustes de som sejam feitos automaticamente de acordo com as características do ambiente. Portanto, é possível encontrar as melhores opções de equalização para salas grandes ou mais compactas, por exemplo.

A configuração de som também pode mudar automaticamente com base no conteúdo que é mostrado, como cenas de esportes, filmes, diálogos e notícias, por exemplo. Já o Modo Game Pro é ativado quando um console de videogame é detectado pela soundbar.

A variedade de opções de conectividade ainda aparecem com destaques extras do produto, com suporte para o chamado Tap Sound. Com ele, é possível tocar músicas diretamente do smartphone ao somente encostar o celular na barra de som.

No mais, a HW-Q990C ainda tem suporte para conexões Bluetooth e Wi-Fi, e por isso pode ser pareada com serviços como o Spotify Connect, por exemplo. Há também suporte para Apple AirPlay, além dos comandos de voz por meio de compatibilidade com a assistente virtual Alexa.

A soundbar HW-Q990B, que tem características relativamente semelhantes com a Q990C, já passou pela análise do Canaltech. Entre os principais atributos identificados está a potência dos graves e qualidade sonora geral, além do visual considerado sofisticado.

5. LG S95QR

Já a soundbar S95QR é uma das opções da LG no que diz respeito a modelos avançados. Ela oferece 9.1.5 canais de áudio, com suporte para as tecnologias Dolby Atmos, DTS:X e IMAX Enhanced em conteúdos que sejam compatíveis com cada uma das três tecnologias.

No total, o sistema é capaz de entregar uma potência de 810 W RMS. São três canais de disparo superiores, mais cinco alto-falantes na barra de som, alto-falantes traseiros com seis canais e um subwoofer.

A LG ainda destaca o sistema de som espacial com três níveis, por meio de um mecanismo 3D com o chamado Head Related Transfer Function — ou seja, um padrão de resposta que caracteriza como os ouvidos percebem o som em qualquer posição espacial. Portanto, a marca promete entregar a experiência mais próxima possível do cinema, com som surround dinâmico.

Assim como ocorre com o modelo da Samsung, a LG S95QR funciona ainda melhor com quem já tem alguma das TVs da marca. Afinal, a soundbar conta com tecnologias como o WOW Orchestra, que usa os próprios alto-falantes da TV como parte do sistema de som.

Tudo é controlado por meio da WOW Interface, que pode ser controlada por meio do mesmo controle remoto já usado para a TV. Por meio dos menus é possível ver as configurações da soundbar no próprio televisor, controlar o volume, verificar o status da conexão e selecionar o modo de som.

A integração com a TV ainda vai além por meio do Sound Mode Share, que usa o processador de som da TV para analisar os conteúdos e ajustar o som para o que for mais adequado em cada caso — durante a exibição de notícias ou jogos esportivos, por exemplo.

Outros recursos da LG S95R incluem o modo de taxa de atualização variável (VRR) e modo automático de baixa latência (ALLM), que ajudam a entregar som mais preciso e sem atrasos em jogos. Há ainda a compatibilidade com serviços de streaming Spotify e Tidal Connect, com músicas em alta qualidade via Wi-Fi.

6. JBL BAR 1300X

Uma opção de soundbar da JBL com Dolby Atmos é a BAR 1300X, que também conta com suporte para DTS:X e tecnologia MultiBeam que promete entregar uma experiência de som surround 3D aprimorada.

O produto tem uma potência total de saída de 585 W RMS, incluindo o som surround com alto-falantes removíveis — ou seja, eles podem ser usados como um reforço para a soundbar, ou reposicionados em diferentes locais da sala. No entanto, os speakers extras são alimentados por bateria. Portanto, há um limite de 12 horas de reprodução com eles destacados.

O sistema ainda tem um subwoofer sem fio de 12 polegadas, que promete trazer graves vibrantes para os conteúdos. Já a tecnologia PureVoice usa um algoritmo específico da JBL para que os diálogos sejam emitidos com clareza, mesmo com o máximo de efeitos surround em conjunto com trilhas sonoras.

A JBL BAR 1300X também tem recurso de calibragem automática de som de acordo com o ambiente, além de suporte para uso com assistentes de voz como Siri, Google Assistente e Alexa. Há uma entrada HDMI eARC que garante a compatibilidade com Dolby Vision 4K, em reprodutor de vídeo ou console de jogos que seja compatível.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!