SpaceX lança satélites de espionagem dos Estados Unidos
Danielle Cassita
SpaceX lança satélites de espionagem dos Estados Unidos

Nesta quarta (22), a SpaceX lançou um conjunto de satélites de espionagem do Gabinete Nacional de Reconhecimento (NRO). O lançamento aconteceu na base da Força Espacial de Vandenberg, no Estado da Califórnia, às 5h no horário de Brasília.

Cerca de seis minutos depois de o foguete Falcon 9 deixar a plataforma, o primeiro estágio do veículo iniciou a jornada de volta para a Terra. O componente pousou na embarcação Of Course I Still Love You , posicionada no oceano Pacífico.

Muito da missão é confidencial, ou seja, são escassas as informações sobre as cargas úteis enviadas ao espaço por meio da missão NROL-146. Isso não é uma surpresa, uma vez que o NRO costuma revelar pouco sobre os objetivos e recursos dos seus satélites.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

Segundo a descrição da missão, a “NROL-146 foi o primeiro lançamento da arquitetura proliferada do NRO”. Tal arquitetura pode estar relacionada ao que a agência descreve como “satélites menores e mais numerosos criados para capacidade e resiliência”.

Portanto, é possível que o foguete Falcon 9 tenha levado ao espaço não um satélite único e volumoso, mas sim várias unidades pequenas.

A missão desta manhã representa o 52º lançamento orbital da SpaceX neste ano. Deste total, 36 levaram satélites Starlink ao espaço, ampliando a constelação que a empresa vem construindo desde 2019.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!