YouTube começa a liberar IA que cria músicas de até 30 segundos
Ricardo Syozi
YouTube começa a liberar IA que cria músicas de até 30 segundos

O YouTube começou a testar um novo recurso que utiliza IA para criar músicas instrumentais de até 30 segundos em Shorts — a função faz parte do Dream Track, ferramenta anunciada em novembro do ano passado . Participantes do grupo experimental já podem brincar com a novidade, mas ela ainda não tem data para ser disponibilizada para o público comum.

Música a partir de comando de texto

O processo para gerar músicas instrumentais com o Dream Track é simples: basta digitar um comando de texto (apenas em inglês) e selecionar um gênero para que a inteligência artificial faça todo o trabalho — entre os estilos, o YouTube destaca o pop, hip-hop e country.

Por exemplo: você poderia pedir para a IA criar uma faixa de rock com elementos de balada e muita velocidade na bateria.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Para quem faz parte do projeto de testes, a plataforma solicita feedback e sugestões sobre o funcionamento da ferramenta. O YouTube não confirmou quando nem se a função chegará para todo mundo, então não dá para ter grandes expectativas por enquanto.

Dream Track usa vozes de artistas famosos

Vale lembrar que a Dream Track foi anunciada em novembro de 2023 e oferece a possibilidade de gerar músicas curtas de 30 segundos com vozes de cantores famosos para serem adicionadas à Shorts — tudo ainda em fase de testes.

O YouTube fez uma parceria com nove artistas: Alec Benjamin, Charlie Puth, Charli XCX, Demi Lovato, John Legend, Sia, T-Pain, Troye Sivan e Papoose, que permitiram a clonagem de suas vozes na plataforma.

Se quiser experimentar ferramentas parecidas, você pode conferir uma lista com sete IAs para criar músicas .

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!