Azul lança IA para otimizar processos internos da empresa
André Lourenti Magalhães
Azul lança IA para otimizar processos internos da empresa

A companhia aérea Azul lançou o AzulGPT, uma ferramenta de IA generativa em parceria com a Avanade que utiliza o Microsoft Azure OpenAI Service. A plataforma é usada para gerenciar dados com eficiência e otimizar tarefas internas da empresa, como o planejamento estratégico e criativo.

O AzulGPT pode ser usado em diferentes áreas da empresa, integra os dados e facilita o compartilhamento das informações entre funcionários, além de cumprir com os padrões de privacidade da companhia. Alguns exemplos incluem a criação de materiais, campanhas e formulários, com tempo reduzido em até três dias.

O Diretor de TI da Azul, Felipe Starling, comenta que a empresa foi uma das primeiras do segmento a adotar um sistema do tipo no país e já nota resultados positivos em alguns processos do cotidiano. “Análises de feedbacks e NPS de clientes, que antes exigiam semanas para serem categorizadas, agora são feitas em minutos”, explica.

-
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
-

Parceria com Avanade e Microsoft

O Microsoft Azure OpenIA Service é uma plataforma empresarial que dá acesso a algumas APIs desenvolvidas pela OpenAI, como o GPT-4 Turbo (usado na versão paga do ChatGPT ). Além de trazer os modelos de IA mais recentes, a ferramenta pode ser integrada aos serviços de cada companhia, operar de forma fechada e otimizar o fluxo de trabalho.

“A IA aliada à produtividade funciona como um copiloto para o trabalho e permite que as pessoas tenham tempo livre para se dedicar ao trabalho estratégico”, comenta o vice-presidente de Customer Success na Microsoft Brasil, Roberto Sória. “A solução desenvolvida pela Azul além de gerar impacto positivo na realização de atividades, roda em um ambiente fechado da companhia no ambiente do Microsoft Azure e cumpre requisitos de conformidade, proteção e segurança”, completa.

A IA da Azul também é resultado de uma parceria com a empresa de consultoria de serviços de nuvem e IA Avanade. “Ao desenharmos essa solução com a Azul, buscamos a todo momento elevar a produtividade dos tripulantes e acelerar insights com o uso de dados, para que assim eles possam encantar os passageiros e demais clientes. Ao mesmo tempo, trouxemos diversos guidelines de segurança da informação e de privacidade, para que o uso da IA seja responsável e dentro das melhores práticas mundiais sobre o tema", explica o Vice-Presidente de Tecnologia da Avanade Brasil, Luiz Pirollo.

Vale lembrar que o AzulGPT foi criado para uso interno da companhia e não inclui o atendimento a clientes.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!