Corvos contam em voz alta como crianças pequenas
Fidel Forato
Corvos contam em voz alta como crianças pequenas

Os corvos estão entre os animais mais inteligentes do planeta. Agora, uma equipe de pesquisadores descobriu como é possível treinar essas aves para contar de um a quatro, em voz alta. Embora eles eventualmente errem, a capacidade de contagem é próxima da observada em crianças pequenas.

Nesta missão de ensinar os animais a contarem, os cientistas do Instituto de Neurobiologia da Universidade de Tubingen, na Alemanha, “recrutaram” três corvos da espécie Corvus corone para o treinamento.

Até o momento, este tipo de alfabetização numérica não tinha sido observada em nenhuma outra espécie não humana. Isso apenas demonstra a inteligência destas aves , especialistas em se adaptar a condições adversas.

-
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
-

Treinando corvos para contar

“Produzir um número específico de vocalizações com um propósito requer uma combinação sofisticada de habilidades numéricas e controle vocal”, afirmam os pesquisadores, em artigo publicado na revista Science . Aparentemente, os corvos podem desenvolver essa capacidade.

Durante o treinamento, as aves foram ensinadas a associar números coloridos, de um a quatro, em uma tela a número determinado de sons. Para representar esse número, era preciso grasnar (“vocalizar”) o número de vezes correspondente. Em seguida, era necessário “bicar” a tela, demonstrando que a tarefa tinha sido realizada.

A maioria dos corvos acertava as lições, com pequenos erros. Na interpretação dos cientistas, as aves não aprenderam por completo a relação simbólica entre a imagem dos números e os grasnados, mas, de forma intuitiva, conseguiram chegar a um resultado aproximado.

Uma das provas do aprendizado parcial é que os corvos não confundiam o número um com quatro grasnados, mas, sim, o número três com dois ou quatro grasnados.

“Nossos resultados demonstram que os corvos podem produzir, de forma flexível e deliberada, um número instruído de vocalizações usando o ‘sistema de número aproximado’, um sistema de estimativa de número não simbólico compartilhado por humanos e animais”, detalham os pesquisadores.

Covos e crianças

Traçando paralelos com o desenvolvimento humano, é dessa maneira que as crianças contam durante o processo de aprendizagem . Às vezes, numa contagem de uma 10, repetem duas vezes o mesmo número, por exemplo.

“Essa competência observada em corvos também reflete as habilidades de enumeração das crianças antes de aprenderem a compreender palavras com números cardinais e pode, portanto, constituir um precursor evolutivo da contagem verdadeira, onde os números fazem parte de um sistema de símbolos combinatórios", completam os cientistas.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!