A Microsoft planeja o início do fim para a linguagem VBScript assim que liberar a atualização 24H2 do Windows 11. O anúncio veio através de uma publicação num fórum de comunidade da empresa de Redmond feita pelo gerente de programa Naveen Shankar Chilla — o executivo destacou que outras tecnologias, como JavaScript e PowerShell, são mais adequadas para tarefas modernas de desenvolvimento web e automação.
- O que é PowerShell no Windows?
- O que é e como funciona a linguagem JavaScript?
- Python | 5 mitos sobre a popular linguagem de programação
De acordo com o post, com a chegada da grande atualização do Windows 11 em algum momento do segundo semestre de 2024, o VBScript (Visual Basic Script) vai se tornar Feature On Demand (FOD) — função apenas ativada por demanda do usuário. A partir daí, a Microsoft vai manter a linguagem no SO para facilitar a migração para outros padrões e, eventualmente, deixará de fazer parte da plataforma.
“O recurso será completamente retirado de futuras versões do sistema operacional Windows, à medida que fizermos a transição para experiências mais eficientes do PowerShell”, relata o blog .
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
A Big Tech disponibilizou um calendário que aponta o completo encerramento do VBScript, inclusive sua versão por demanda, para 2027.
O que é VBScript?
O VBScript é uma linguagem de programação interpretada lançada pela Microsoft em 1996 e comumente utilizada para automatizar tarefas e controlar aplicativos. Essa linguagem foi bastante incorporada em páginas HTML e, como resultado, teve grande suporte por parte do Internet Explorer. Além disso, foi importante em conjunto com tecnologias como Active Server Pages (ASP) e Windows Script Host (WSH), ambas da Microsoft.
Contudo, com o passar do tempo, opções mais modernas, eficientes e seguras surgiram, tomando o lugar do VBScript. A própria Microsoft recomenda o JavaScript, destaque entre os brasileiros no ano passado .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- 6 motivos para comprar ou não o Samsung Galaxy A55
- Star Wars explica em HQ um “furo” de A Ascensão Skywalker
- Pele incrivelmente preservada de dinossauro surpreende paleontólogos
- Novo DPVAT | O que mudou no seguro obrigatório do carro?
- Você não imagina qual o desgaste da bateria de um Tesla em 3 anos
- Quais são os 5 melhores celulares de 2024 até o momento?