Bilionário Yusaku Maezawa cancela viagem à Lua em foguete da SpaceX
Danielle Cassita
Bilionário Yusaku Maezawa cancela viagem à Lua em foguete da SpaceX

O bilionário Yusaku Maezawa anunciou no sábado (1) o cancelamento da dearMoon, a missão que levaria ao redor da Lua ele e mais oito convidados a bordo do foguete Starship, da SpaceX . Segundo Maezawa, a decisão é resultado dos vários atrasos no desenvolvimento do poderoso foguete, que acabaram também adiando sua viagem .

“Assinei o contrato em 2018 com base na suposição de que a dearMoon seria lançada até o fim de 2023”, escreveu Maezawa em uma publicação no X, o antigo Twitter . “É um projeto em desenvolvimento, então é o que é, mas ainda é incerto quanto o Starship vai poder ser lançado”, acrescentou.

Depois, ele acrescentou que não pode planejar seu futuro nesta situação. “Sinto-me péssimo por fazer os membros da tripulação esperarem mais, daí a difícil decisão de cancelar [a missão] neste momento. Peço desculpas àqueles que estavam animados para este projeto acontecer”, finalizou.

-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-

Foi em 2018 que Maezawa anunciou a missão dearMoon. Ali, ele se tornou o primeiro cliente da SpaceX para um voo com o Starship, foguete formado pelo propulsor Super Heavy e pelo Starship, a espaçonave propriamente dita. Em 2022, o bilionário selecionou oito artistas e criadores para acompanhá-lo na viagem.

Na ocasião, a ideia era que a missão fosse lançada por volta de 2023, mas Elon Musk , CEO da SpaceX, alertou que talvez o cronograma não fosse viável. “Você tem que escolher uma data que é aquela em que tudo dá certo, mas claro, temos a realidade, e as coisas não dão certo como planejamos na realidade”, observou ele na época.

Em um comunicado, a equipe da missão dearMoon declarou que “Maezawa e os membros da tripulação da dearMoon vão continuar se desafiando em suas respectivas áreas. Temos muito respeito pela SpaceX conforme continuam se aventurando em territórios não explorados , enquanto nós vamos seguir para o próximo desafio”.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!