Wolverine mata Dentes de Sabre com um debulho de morte brutal
Claudio Yuge
Wolverine mata Dentes de Sabre com um debulho de morte brutal

Em muitos casos, são os vilões que ajudam a caracterizar ou efetivamente definem os heróis, já que, em contraste, é possível ver como os benfeitores se sacrificam e são generosos, mesmo visitando lados sombrios de sua própria mente. E alguns personagens nasceram clássicos eternos, destinados a brigar para sempre em diferentes versões, a exemplo de Superman e Lex Luthor e Batman e Coringa.

Dentes de Sabre até foi um arqui-inimigo interessante por um bom tempo nos 47 anos de rivalidade, principalmente quando serviu de apoio narrativo quando a Marvel mais um trecho do então misterioso passado de Wolverine — especialmente nos encontros que protagonizaram nos anos 1990.

Mas… depois que Logan passou a ser mais complexo que seus pecados anteriores, os autores tentaram dar a Creed mais utilidade sem a presença do X-Man. Teve um tempo que ele até chegou a ser realmente um herói.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

Só que nenhuma experiência longe de Wolverine deu certo, o que provavelmente levou a Marvel a fazer algo que realmente funcione, pelo menos por um bom tempo: matar Dentes de Sabre.

Esse momento vem se desenhando há meses quando começou a Guerra Dentes de Sabre , em que o vilão reuniu suas variantes do Multiverso Marvel para dar um fim em Wolverine. E, claro, o mutante dos X-Men contra-atacou de maneira que parece ser definitiva — é o que todos esperam, ainda que morte nos quadrinhos de heróis não seja assim grande coisa.

Como foi a despedida de Dentes de Sabre?

Wolverine e Dentes de Sabre sempre estiveram conectados pela dor e violência. Por isso mesmo, a batalha final entre ambos conta com provocações de Creed que finalmente ganham uma resposta: encontro até o último episódio: “Só quer acabar comigo, mas você sequer existe sem mim? Quem seria sem tudo para te machucar?”

Logan e Creed sem dúvida se conhecem melhor do que ninguém, e sua provocação final tem muito mais peso do que o X-Man provavelmente gostaria de admitir. Mas, ao contrário do vilão, a vida do herói é mais do que apenas dor e violência; e sempre foi isso que o distinguiu.

Embora a agressividade tenha moldado suas vidas durante anos, Wolverine e Dentes de Sabre lutam por razões fundamentalmente diferentes – e a sua relação com essa dor não poderia ser mais distinta. Creed foi um monstro bestial lutando, matando e deleitando-se com a dor e o sofrimento por pouco mais do que sua própria satisfação distorcida. Já Logan tem uma família, uma causa pela qual lutar e memórias de paz para ajudá-lo a superar tempos sombrios.

E, ao brutalizar Dentes de Sabre com uma sequência de desmembramento selvagem alternando suas garras de adamantium e a famosa espada inibidora de fatores de cura Muramasa, Wolverine debulha completamente o inimigo e pensa consigo mesmo: “Quando estou perdido em um momento de desespero ou tristeza, tenho o conhecimento prévio do que é alegria para me apoiar”. Considerando que a única coisa que lhe trouxe felicidade foi o sofrimento dos outros, isso não é algo com o qual Creed possa se identificar.

Wolverine não disse a Dentes de Sabre quem ele é sem sentir dor, mas Logan atualmente tem esse autoconhecimento. E, ao encerrar sua rivalidade de longa data com o fim da Era Krakoana , o X-Man está pronto para começar um capítulo fresquinho em sua vida, mirando um futuro com novos vilões e desafios — e, principalmente, sabendo exatamente como definir-se.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!