SUVs da Toyota têm problema grave que pode causar acidentes
Paulo Amaral
SUVs da Toyota têm problema grave que pode causar acidentes

A Toyota carrega consigo a fama de fabricar alguns dos carros mais confiáveis do mundo . Ultimamente, porém, a montadora japonesa está enfrentando problemas que podem colocar em xeque a sua lendária reputação.

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (3) pela Agência Federal de Regulamentação Técnica e Metrologia da Rússia (Rosstandart), órgão equivalente ao Inmetro no Brasil, mais de 3.000 SUVs da Toyota e da Lexus, submarca de luxo da fabricante, estão com um problema grave que, se não for solucionado, pode resultar em acidentes.

A falha em questão diz respeito ao sistema de transmissão dos SUVs Land Cruiser 300 (Toyota) LX 500D e LX 600, estes fabricados sob a responsabilidade da Lexus. O problema estaria afetando as unidades produzidas a partir de setembro de 2021.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

De acordo com a Rosstardart, a Toyota, ao tomar ciência da falha grave, convocou um recall voluntário para os donos dos 3.864 SUVs que poderiam, em algum momento, apresentar o problema.

O que a falha pode causar?

O órgão regulador da Rússia informou que o problema detectado em mais de 3.000 SUVs da Toyota poderia causar um acidente por conta de um pistão de embreagem defeituoso. Segundo a Roostardart, quando o carro é colocado em ponto morto, esse pistão específico pode não desengatar os discos de embreagem do freio das placas do motor.

Caso isso não ocorra, a potência pode ser parcialmente passada às rodas e, consequentemente, fazer com que o carro se movimente levemente para a frente. Se o freio de estacionamento não estiver acionado ou não funcionar corretamente, há risco de colisão ou outro tipo de acidente.

Para corrigir o problema, todos os carros convocados para recall precisarão passar por uma reprogramação da Unidade de Controle Eletrônico da transmissão automática (ECU) o mais breve possível. Para saber se seu carro está na lista, o proprietário deve consultar o site da Rosstandart. A Toyota informou que o reparo será gratuito.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!