Boeing faz nova tentativa de lançamento tripulado à ISS
Danielle Cassita
Boeing faz nova tentativa de lançamento tripulado à ISS

Nesta quarta (5), a espaçonave Starliner , da Boeing , deve ser lançada à Estação Espacial Internacional (ISS) na missão Crew Flight Test (CFT). O comandante Butch Wilmore e a piloto Suni Williams devem chegar ao laboratório orbital no início da tarde de quinta (6).

O lançamento vai ser feito por um foguete Atlas V, da United Launch Alliance, na Estação da Força Espacial em Cabo Canaveral, na Flórida. Wilmore e Williams, ambos astronautas da NASA , vão se tornar os primeiros a viajar a bordo da Starliner.

Wilmore, o comandante da missão, já serviu como piloto no ônibus espacial Atlantis e foi ao espaço outra vez em 2014, durante as Expedições 41 e 42, e acumulou 178 dias no espaço. Já Williams, a piloto do teste de voo, serviu nas expedições 14 e 15 de 2006 e a 2007; ela retornou ao espaço em 2012 nas Expedições 32 e 33, e soma 322 dias no espaço.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

O esperado é que a Starliner chegue à ISS na quinta (6), às 13h15. Após a acoplagem da espaçonave à Estação, as escotilhas vão ser abertas. A dupla deve ser recebida pelos astronautas no laboratório orbital por volta das 16h55, e vão passar cerca de uma semana por lá.

Eles vão voltar à Terra a bordo da Starliner no fim da missão. Segundo informações da NASA, a espaçonave deve pousar nos Estados Unidos, desacelerando com a ajuda de paraquedas e airbags.

Missão CFT

A missão CFT é o último teste de voo necessário para que o sistema de transportes composto pela plataforma, foguete, espaçonave e recursos orbitais, seja validado para levar e trazer astronautas em suas missões.

Durante a viagem à ISS, a espaçonave e a tripulação vão executar alguns procedimentos necessários para cumprir os requisitos exigidos para a certificação da cápsula. Entre eles, estão a performance dos propulsores da espaçonave, análises do desempenho dos equipamentos da tripulação, entre outros.

Tudo correndo bem, a NASA vai finalizar os procedimentos para certificar a Starliner como um sistema operacional pronto para as missões de rotação na Estação Espacial Internacional.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!