Destaque da NASA: Perseverance em Marte é foto astronômica do dia
Danielle Cassita
Destaque da NASA: Perseverance em Marte é foto astronômica do dia

A foto destacada pela NASA nesta quarta (5) mostra a sombra do rover Perseverance, registrada pelo próprio robô enquanto explora Marte . A imagem foi capturada em fevereiro, quando o rover estava analisando a região de Neretva Vallis.

Esta área é um canal profundo que, no passado, pode ter ajudado a levar água e sedimentos à cratera Jezero . Segundo a NASA, o rover fez uma breve parada por lá antes de avançar para escalar a borda da cratera Jezero.

Uma espécie de colina aparece na parte superior da foto; abaixo do centro, está a sombra do rover em meio a várias rochas.

-
Podcast Porta 101 : a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-

Imagens de satélite da região mostram que as camadas rochosas próximas da borda da cratera podem ser algumas das formações mais antigas em Marte. Além disso, estas áreas de grande interesse científico são adequadas para a exploração por rovers.

Esses terrenos são incríveis, e podem ajudar os cientistas a entender como foi o clima e a habitabilidade ambiental no passado de Marte — principalmente quando houve água no planeta.

O rover Perseverance

Na foto, você conferiu a sombra do Perseverance, a peça mais importante da missão Mars 2020. O Percy, como é carinhosamente chamado pelos cientistas, foi lançado ao Planeta Vermelho em 2020 e pousou na cratera Jezero em 2021.

Não pense que ele estava sozinho: o rover levou em sua “barriga” o helicóptero Ingenuity , aeronave que conduziu dezenas de voos desafiadores — e surpreendentes — na atmosfera marciana. Enquanto isso, o robô segue na busca por evidências de formas de vida que podem ter existido no planeta.

Apesar de a foto não mostrar a estrutura do Percy, é certo que ele é bem parecido com o Curiosity, seu antecessor que pousou em Marte em 2012. A semelhança não é coincidência, afinal, muito do seu projeto foi baseado no do outro rover.

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!