Apple perde espaço para Xiaomi e Huawei no mercado de vestíveis
Vinícius Moschen
Apple perde espaço para Xiaomi e Huawei no mercado de vestíveis

O mercado global de dispositivos vestíveis, que é liderado pela Apple com produtos como o Apple Watch e os AirPods, viu o crescimento de duas marcas chinesas no primeiro trimestre de 2024: a Xiaomi e a Huawei .

De acordo com dados publicados pela agência IDC, a Maçã perdeu espaço em relação ao mesmo período do ano passado: atualmente a marca registrou 18,2% da fatia de mercado com 20,6 milhões de dispositivos remetidos. Para referência, o início de 2023 mostrou 24,5% e 25,4 milhões, respectivamente.

Os analistas do IDC indicaram que o declínio pode ter relação com a falta de novas gerações dos AirPods . Os envios de fones de ouvido (incluindo também modelos da Beats ) caíram 18,8%, enquanto os do Apple Watch tiveram queda de 19,1%.

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Além disso, condições macroeconômicas pouco favoráveis também foram apontadas como vilãs. A falta de inovações relevantes não ajudou, já que permitiu a aproximação das rivais em termos de progresso tecnológico.

Em segundo lugar ficou a Xiaomi, com um crescimento de 43% em relação ao registrado no ano passado. Isso significa que a empresa atingiu 10,5% da fatia de mercado (contra 7,9% do ano passado), em um total de 11,8 milhões de dispositivos remetidos.

O crescimento da marca foi atribuído a um cenário de melhoria nas condições de consumo em países emergentes, onde a empresa costuma ter uma atuação mais forte. Além disso, o uso de relógios com o sistema operacional WearOS também ajudou a empresa a se tornar a terceira maior representante no ecossistema do Google , com preços médios mais altos para seus produtos.

Já a Huawei se beneficiou de sua retomada no mercado de smartphones, causada especialmente pela fabricação de celulares avançados com processadores próprios . Este efeito se reflete no mercado de vestíveis por conta das unidades oferecidas como brindes, além da formação de um ecossistema mais robusto.

Por isso, a empresa viu sua fatia de mercado subir de 6,1% para 9,6%, com um expressivo aumento de 72,4% na quantidade de vestíveis remetidos, em comparação com o mesmo período do ano passado.

No total, o mercado de vestíveis teve um aumento de 8,8% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. No entanto, o preço médio dos dispositivos vendidos mostrou uma queda de 11%, justamente pelo crescimento das empresas que não são a Apple.

Os resultados das principais marcas podem ser vistos na tabela abaixo, com remessas medidas em milhões de unidades:

Fatia de mercado - 1T 2023 Fatia de mercado - 1T 2024 Remessas 1T 2023 Remessas 1T 2024 Variação ano a ano
Apple 24,5% 18,2% 25,4 20,6 -18,9%
Xiaomi 7,9% 10,5% 8,2 11,8 43,4%
Huawei 6,1% 9,6% 6,3 10,9 72,4%
Samsung 9,0% 9,3% 9,4 10,6 13,0%
Imagine Marketing 6,2% 5,4% 6,4 6,1 -4,8%
Outras 46,4% 46,9% 48,2 53,1 10,1%

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