![Apple perde espaço para Xiaomi e Huawei no mercado de vestíveis Apple perde espaço para Xiaomi e Huawei no mercado de vestíveis](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/38/pi/ij/38piij6mp5rgfxx4ei9ercenr.jpg)
O mercado global de dispositivos vestíveis, que é liderado pela Apple com produtos como o Apple Watch e os AirPods, viu o crescimento de duas marcas chinesas no primeiro trimestre de 2024: a Xiaomi e a Huawei .
- Galaxy Watch Ultra vaza por completo com Apple Watch Ultra na mira
- Review Huawei Watch Fit 3 | Relógio com cara de Apple Watch
De acordo com dados publicados pela agência IDC, a Maçã perdeu espaço em relação ao mesmo período do ano passado: atualmente a marca registrou 18,2% da fatia de mercado com 20,6 milhões de dispositivos remetidos. Para referência, o início de 2023 mostrou 24,5% e 25,4 milhões, respectivamente.
Os analistas do IDC indicaram que o declínio pode ter relação com a falta de novas gerações dos AirPods . Os envios de fones de ouvido (incluindo também modelos da Beats ) caíram 18,8%, enquanto os do Apple Watch tiveram queda de 19,1%.
-
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
-
Além disso, condições macroeconômicas pouco favoráveis também foram apontadas como vilãs. A falta de inovações relevantes não ajudou, já que permitiu a aproximação das rivais em termos de progresso tecnológico.
Em segundo lugar ficou a Xiaomi, com um crescimento de 43% em relação ao registrado no ano passado. Isso significa que a empresa atingiu 10,5% da fatia de mercado (contra 7,9% do ano passado), em um total de 11,8 milhões de dispositivos remetidos.
O crescimento da marca foi atribuído a um cenário de melhoria nas condições de consumo em países emergentes, onde a empresa costuma ter uma atuação mais forte. Além disso, o uso de relógios com o sistema operacional WearOS também ajudou a empresa a se tornar a terceira maior representante no ecossistema do Google , com preços médios mais altos para seus produtos.
Já a Huawei se beneficiou de sua retomada no mercado de smartphones, causada especialmente pela fabricação de celulares avançados com processadores próprios . Este efeito se reflete no mercado de vestíveis por conta das unidades oferecidas como brindes, além da formação de um ecossistema mais robusto.
Por isso, a empresa viu sua fatia de mercado subir de 6,1% para 9,6%, com um expressivo aumento de 72,4% na quantidade de vestíveis remetidos, em comparação com o mesmo período do ano passado.
No total, o mercado de vestíveis teve um aumento de 8,8% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. No entanto, o preço médio dos dispositivos vendidos mostrou uma queda de 11%, justamente pelo crescimento das empresas que não são a Apple.
Os resultados das principais marcas podem ser vistos na tabela abaixo, com remessas medidas em milhões de unidades:
Fatia de mercado - 1T 2023 | Fatia de mercado - 1T 2024 | Remessas 1T 2023 | Remessas 1T 2024 | Variação ano a ano | |
Apple | 24,5% | 18,2% | 25,4 | 20,6 | -18,9% |
Xiaomi | 7,9% | 10,5% | 8,2 | 11,8 | 43,4% |
Huawei | 6,1% | 9,6% | 6,3 | 10,9 | 72,4% |
Samsung | 9,0% | 9,3% | 9,4 | 10,6 | 13,0% |
Imagine Marketing | 6,2% | 5,4% | 6,4 | 6,1 | -4,8% |
Outras | 46,4% | 46,9% | 48,2 | 53,1 | 10,1% |
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Xiaomi teve 1 milhão de celulares vendidos ilegalmente em 2023 no Brasil
- Apple enfim revela por quantos anos um iPhone será atualizado
- 🤑 MUITO BARATO | Compre fone Galaxy Buds 2 Pro em super oferta
- Estapar e Porto Seguro viram réus em ação por carros destruídos no RS
- iPhone dobrável pode ficar para 2027 por tela não atingir exigência da Apple
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente