O Google lançou oficialmente a ferramenta NotebookLM para mais de 200 países, incluindo o Brasil. O recurso usa o modelo de IA Gemini 1.5 Pro para analisar documentos de diferentes fontes, criar resumos e insights com base nesses dados e ainda responder a comandos de texto enviados pelo usuário.
- Google reduziu exibição de resumos por IA na Busca a 15%, diz pesquisa
- Qual foi a primeira coisa pesquisada no Google?
A principal diferença da ferramenta para o chatbot do Gemini está na origem da fonte: enquanto o chat do Google automaticamente pesquisa por conteúdos relevantes na internet, você é quem abastece o NotebookLM com links de sites, PDFs e outros arquivos de texto. Isso ajuda a criar um conteúdo mais segmentado, com base em informações mais confiáveis de cada pessoa e com materiais que não necessariamente estão disponíveis online.
Em teste feito pelo Canaltech , a ferramenta foi abastecida com alguns links de matérias e criou uma série de resumos apenas com base no material selecionado. Nesse caso, a IA pode ser usada para analisar conteúdos internos de uma empresa ou ajudar na educação, com base nos conteúdos criados pelos próprios professores numa sala de aula, por exemplo.
-
Siga no Instagram
: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
-
Melhorias no NotebookLM
O NotebookLM foi anunciado pela empresa em julho do ano passado, durante o Google I/O 2023, mas estava disponível para testes apenas nos EUA.
Além da distribuição global, o recurso ganhou mais novidades, como o uso do Gemini 1.5 Pro para comandos multimodais, a opção de usar slides do Apresentações do Google e URLs como fontes, além da presença de atalhos para mencionar as citações originais dentro dos textos, o que auxilia na checagem de fatos.
“Desde o começo, nosso objetivo com o NotebookLM foi de criar uma ferramenta que ajude você a entender e explorar materiais complexos, fazer novas conexões a partir de uma informação e criar seus rascunhos rapidamente”, informa o Google em nota oficial, assinada pelo Diretor Editorial do Google Labs, Steven Johnson, e pela Product Manager da equipe, Raiza Martin.
“Você pode enviar fontes, como notas de pesquisa, transcrições de entrevistas e documentos corporativos, e instantaneamente o NotebookLM vira um expert no material que mais importa para você”, completa a empresa.
Como usar o NotebookLM
A ferramenta está disponível gratuitamente no Brasil:
- Acesse notebooklm.google.com ;
- Faça login com a conta do Google;
- Clique em “Novo notebook”;
- Envie qualquer fonte de sua preferência;
- Aguarde os resumos da IA.
Após a análise das fontes, o NotebookLM cria um guia rápido com um esboço sobre o tema, perguntas frequentes, linha do tempo sobre os acontecimentos e uma tabela de conteúdos. Além disso, é possível usar a janela de chat para fazer instruções específicas, como destacar dados importantes ou explicar o conteúdo para uma sala de aula.
Você também pode conhecer o Perplexity Pages, nova ferramenta da Perplexity AI que transforma pesquisas rápidas na web em artigos prontos .
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Apple enfim revela por quantos anos um iPhone será atualizado
- iPhone dobrável pode ficar para 2027 por tela não atingir exigência da Apple
- Estapar e Porto Seguro viram réus em ação por carros destruídos no RS
- Há 70% de chance de a IA gerar um colapso na humanidade, diz ex-OpenAI
- 🤑 MUITO BARATO | Compre fone Galaxy Buds 2 Pro em super oferta
- Review Huawei Watch Fit 3 | Relógio com cara de Apple Watch