![Imposto por quilômetro rodado pode reduzir preço da gasolina Imposto por quilômetro rodado pode reduzir preço da gasolina](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/e1/5f/c4/e15fc4g3bkbgyklmloc5u1lh9.jpg)
Você já imaginou rodar mais com o carro e, mesmo assim, pagar mais barato pelo litro da gasolina ? É isso o que um imposto batizado de RUC (Road User Charges, ou, em português, cobrança por uso de rodovia) promete para um futuro próximo.
O tributo foi criado pelo governo da Nova Zelândia e começou a ser cobrado no dia 1º de abril, a princípio apenas para proprietários de carros 100% elétricos ( BEVs ) ou híbridos plug-in ( PHEVs ). O objetivo é equalizar o pagamento de impostos destinados à conservação das estradas no país.
Na visão do governo local, antes do RUC, os proprietários de carros a combustão estavam sendo injustiçados, pois, ao abastecerem seus carros com gasolina, diesel ou GNV, pagavam um imposto embutido no preço, que é destinado justamente para a manutenção das estradas.
-
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram
e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
-
Os donos de elétricos, por sua vez, não utilizam combustível, portanto, não pagavam a tal taxa para também ajudar na conservação das vias públicas com o imposto. Agora, com o RUC, a “justiça” será feita e, em breve, impactará justamente no preço dos combustíveis fósseis.
Como funciona o imposto por km rodado?
A cobrança do RUC, imposto por km rodado, funciona da seguinte forma: donos de carros elétricos ou híbridos plug-in precisam comprar um adesivo e colar no para-brisa, procedimento que, no Brasil, é feito com as tags de pedágio e estacionamento . O selo é emitido pelo departamento de trânsito e exclusivo para cada carro, já que conta com as informações do veículo.
A compra mínima precisa ser de 1.000 km, e os preços variam de acordo com a motorização. Híbridos plug-in pagam menos (R$ 0,13 por km) por já contarem com um motor a combustão e pagarem o imposto quando abastecem com combustível fóssil. Para os BEVs, o preço é de R$ 0,25 por km.
Os híbridos convencionais, por sua vez ( HEVs ) não pagam o RUC por enquanto, pois toda a energia elétrica que esses carros utilizam vêm das frenagens, e é o motor a combustão que traciona as rodas.
A ideia de expandir a cobrança do RUC para os carros a combustão, que impactará também os HEVs e o valor pago pelos PHEVs, tem como objetivo reduzir o imposto embutido no litro dos combustíveis fósseis. Desta forma, a gasolina (ou diesel) serão mais baratos, já que o imposto por km rodado será cobrado de todos os tipos de carros.
O governo da Nova Zelândia informou que os Estados Unidos já procuraram informações a respeito do RUC para, quem sabe, introduzir o sistema no país futuramente. E no Brasil: será que a ideia seria bem-recebida? Comente conosco em nossas redes sociais.
Leia a matéria no Canaltech .
Trending no Canaltech:
- Quem é Rita Lobato Velho, a médica brasileira homenageada no Doodle do Google
- Como assistir ao Summer Game Fest 2024?
- 8 IAs para criar animações
- Starlink na Amazônia deixa indígenas sedentários e viciados em pornô
- 😱 IMPERDÍVEL | Galaxy S24 Ultra de 512 GB no menor preço com cupom
- Cursos gratuitos da IBM oferecem introdução à IA e programação