Mercedes lança no Brasil carros híbridos com tecnologia da F1
Paulo Amaral
Mercedes lança no Brasil carros híbridos com tecnologia da F1

A Mercedes-Benz é uma das equipes mais vencedoras da história da Fórmula 1 e, de uns tempos para cá, tem começado a levar algumas tecnologias utilizadas nas pistas para os carros de rua , inclusive no Brasil.

A mais nova delas está presente em dois carros híbridos plug-in (PHEVs) que acabaram de ser lançados no mercado nacional: o Mercedes-AMG GT 63 S E Performance e o Mercedes-AMG S 63 E Performance, ambos da divisão esportiva da marca premium alemã.

Os dois contam com powertrains poderosos e dão início à uma nova era no país, inaugurando o portfólio da marca dotado com essa tecnologia por aqui. Em comum com os antecessores estão a potência absurda, o desempenho e o luxo característicos de todos os carros da família Mercedes.

-
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
-

A colaboração do time que brilha na Fórmula 1 se faz presente na bateria, que é de alto desempenho com resfriamento direto das células. Essa tecnologia é a mesma utilizada pela equipe Mercedes Petronas nos bólidos dirigidos por Lewis Hamilton e George Russell nas pistas da principal categoria do automobilismo mundial.

Motor e bateria dos novos Mercedes híbridos plug-in

Os primeiros Mercedes com motorização híbrida plug-in e tecnologia da F1 à venda no Brasil têm o mesmo motor a combustão na composição do conjunto mecânico. Tanto o Mercedes-AMG GT 63 S E Performance quanto o Mercedes-AMG S 63 E Performance contam sob o capô com o V8 biturbo 4.0, que entrega 612 cv na versão mais “ligth” e 639 cv na mais “nervosa”, a GT. O torque, em ambas, é igual, de 91,8 kgf/m.

Atrelado ao poderoso V8 biturbo está um motor elétrico síncrono de imã permanente posicionado no eixo traseiro. Ele adiciona 190 cv ao sedan e 204 cv ao coupé de quatro portas, sempre com 32,4 kgf/m de torque. Isso implica em uma potência combinada de 802 cv e 145,9 kgf/m ao sedan e 843 cv e 150 kgf/m ao coupé.

O conjunto mecânico conta ainda com uma transmissão de 2 marchas conectada ao motor elétrico, além de uma de 9 marchas integrada ao V8 biturbo. A capacidade das baterias é de 13,1 kgf/m na versão S 63, que lhe dá 33 km de autonomia elétrica, e de 6,1 kWh na GT, que proporciona somente 12 km nessas condições.

Segundo a marca alemã, ambos os Mercedes plug-in oferecem oito modos de condução, desde o mais econômico ao mais esportivo, além de suspensão pneumática com amortecedores esportivos. O desempenho também é espetacular, com 0 a 100 km/h prometido para 3 segundos e velocidade máxima limitada a 250 km/h em ambas as versões.

Tecnologia de ponta e muito luxo

O luxo e o pacote de tecnologia também são especiais nos dois novos Mercedes oferecidos ao público brasileiro. O sedan tem bancos com estofamento exclusivo para a versão, produzidos com couro nappa e emblemas AMG em alto relevo.

O AMG S 63 conta ainda com teto solar panorâmico, telas de OLED (2 de 12,3 polegadas e uma de 17,7) e recursos de condução semiautônoma para aumentar a segurança e auxiliar nas tarefas diárias. A versão GT tem design mais esportivo, acabamentos em black piano e pacote de equipamentos similar ao oferecido para quem comprar o sedan.

Quanto custam os novos Mercedes AMG híbridos?

A Mercedes-Benz divulgou os preços dos dois modelos híbridos plug-in e sabe muito bem que apenas uma parcela seleta de consumidores conseguirá levar para a garagem os carrões com tecnologia da F1.

Os preços dos novos AMG S 63 e AMG GT 63 são praticamente tão exclusivos quanto os próprios modelos. Ambos já podem ser encomendados em todo o Brasil, mas as entregas só devem ter início entre setembro e outubro de 2024.

  • Mercedes-Benz S 63 E Performance : R$ 1.649.900,00
  • Mercedes-AMG GT 63 S E Performance : R$ 1.634.900,00

Leia a matéria no Canaltech .

Trending no Canaltech:

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!