A icônica tração quattro foi a principal novidade da Audi para a linha 2025 de dois de seus principais modelos, o A4 e o A5, agora devidamente rebatizados com o sobrenome famoso e, de agora em diante, conhecidos como A4 quattro e A5 quattro.
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O Canaltech teve a chance de sentir o quanto o AUdi A5 quattro evoluiu com a incorporação da tração integral exclusiva da marca à família. Mas, mesmo depois de ouvir as explicações dos executivos e acelerar o A5 quattro, ainda ficou faltando entrar mais a fundo no assunto.
Por isso, hoje vamos mostrar a você o que é e como funciona a icônica tração quattro da Audi.
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Para nos ajudar nessa tarefa, entrevistamos Marcos Quaresma, gerente de Produtos da Audi Brasil. O executivo explicou o porquê de o equipamento ser um “game changer” na história da marca, e tentou resumir o que ela representa em uma frase: “O sentimento de ter sempre o carro na mão”.
Quando surgiu a tração quattro da Audi?
A tração quattro surgiu em 1980, ano em que foi apresentada ao mundo no Salão de Genebra, na Suíça. Desde então, passou a incorporar diversos modelos da linha, inclusive os elétricos. E acumulou números impressionantes, até mesmo nas pistas, conforme revelou o presidente da Audi Brasil, Daniel Rojas:
“Essa é uma tecnologia que mudou a nossa marca e causou um grande impacto sobre a performance dos nossos carros. A tração quattro conquistou dois títulos mundiais de Rally em cinco campeonatos disputados entre 1981 e 1985, com 23 vitórias. É a mais alta tecnologia aplicada globalmente nos carros de rua".
Desde que foi criada, a tração quattro já equipou mais de 10 milhões de veículos produzidos pela Audi.
Os diferentes tipos da tração quattro
Segundo Marcos Quaresma, há alguns tipos diferentes de tração quattro: Haldex, Haldex Performance, Torsen, Ultra e Electric quattro. O executivo explicou que cada uma delas é especialmente preparada para um determinado tipo de carro.
“A gente faz o desenvolvimento da tração conforme o tipo de carro e o tipo de motor, ou seja, como ele é posicionado no carro. O Q3 e o TT têm motores montados de forma transversal e, nesse caso, utilizamos a Haldex”, pontuou.
Quaresma explicou também qual a principal diferença que existe entre a tração quattro Haldex e a Ultra, que está presente nos novos A4 e A5 quattro. “Na Haldex, o desacoplamento da tração quattro acontece na parte traseira do eixo, enquanto nos carros com a tração Ultra, com motor longitudinal, ocorre na frente, e você tem o [eixo] cardan [componente que transmite a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial] livre”.
Os demais tipos de tração quattro têm as seguintes características, segundo o executivo:
- Torsen : “Dedicada aos veículos de performance, ela é 100% integral, de modo que todo o torque do motor pode ser transmitido para o chão”. Usada no A6, A7, Q8 e RS.
- Haldex Performance : “Essa é exclusiva do R8 por conta da forma do motor, que é montado centralmente no carro”.
- Elétrica : “A tração quattro elétrica é para nossos carros montados com um motor no eixo dianteiro e um no eixo traseiro”.
Como funciona a tração quattro da Audi?
Após conhecer um pouco mais da história da icônica tração quattro e ficar por dentro dos diferentes tipos do sistema exclusivo da marca alemã, chegou a hora de saber, enfim, como ela funciona.
Quaresma usou como exemplo o Audi A5 quattro, coupé que a reportagem do Canaltech testou na pista de testes da Goodyear . E comprovou a impressão que tivemos ao volante na prática: a de que ela “gruda” o carro ao chão.
“Ela é uma tração que, no A5 quattro, está preferencialmente com a parte dianteira 100% conectada, mas conforme o carro identifica a necessidade de escorregamento de piso, ela corrige essa distribuição de força, transfere o torque para a roda com escorregamento e, dessa forma, acaba permitindo máxima performance e máxima aderência ao carro. Essa é a principal diferença. Essa dirigibilidade, esse sentimento de carro na mão que você tem ao pegar um carro com tração quattro”.
O executivo brincou que a tração quattro faz jus ao mascote adotado pela Audi para acompanhar os carros da marca que ostentam esse equipamento. “A tração quattro gruda o carro no chão. Não à toa a gente tem a salamandra que simboliza a quattro. Ela agarra no chão e te dá uma sensação de segurança impressionante”, concluiu.
Leia a matéria no Canaltech .
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