Os brasileiros estão entre os usuários que mais utilizam os ícones de reações para expressar opiniões sobre posts no Facebook. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (24), um ano após a rede social anunciar a chegada das opções alternativas às curtidas. De acordo com o levantamento, o Brasil ficou em 10º lugar em um ranking com maioria de países da América Latina.
Leia também: Facebook anuncia recurso para usuários se candidatarem a vagas de emprego
Entre os países que mais usaram reações como "Amei", "Haha", "Uau", "Triste" e "Grr", estão México, Chile e Suriname. De acordo com o Facebook , o levantamento analisa o número de reações por usuário em cada país, fazendo com que países com mais usuários na rede social, como Estados Unidos e Brasil, fiquem em posições inferiores no ranking. Segundo a plataforma, durante o último ano, o recurso foi usado em mais de 300 bilhões de publicações.
Leia também: Conheça sete formas de se manter seguro enquanto navega no Facebook
A reação "Amei" foi mais utilizada pelos usuários e esteve presente em mais da metade das ocasiões. Ainda de acordo com a rede social, o dia que mais registrou reações "Amei" em todo o mundo foi o Natal de 2016. No ano passado, a rede social usou algumas datas comemorativas para apresentar reações temporárias. No Dia das Bruxas, por exemplo, os ícones convencionais deram lugar a uma bruxa, um fantasma, um Frankenstein e uma abóbora.
Ao anunciar o novo recurso , o fundador da rede social, Mark Zuckerberg, explicou que as pessoas pediam há anos as pessoas pediam alternativas ao botão "Curtir". "Nem todo momento é um bom momento, e às vezes você quer apenas uma maneira de expressar empatia. Estes são momentos importantes em que você precisa ter o poder de compartilhar mais do que nunca, e o Curtir pode não ser a melhor maneira de se expressar", disse na ocasião.
As reações do Facebook também devem chegar nos próximos meses aos comentários. De acordo com relatos de usuários de países da Europa, a plataforma tem realizado testes para habilitar a opção em breve. Confira o ranking completo com os países que mais usaram as reações do Facebook.
- México
- Chile
- Suriname
- Grécia
- Paraguai
- Costa Rica
- Belize
- Estados Unidos
- Uruguai
- Brasil