Recurso de reprodução automática no YouTube está sendo testado no sistema operacional Android
shutterstock
Recurso de reprodução automática no YouTube está sendo testado no sistema operacional Android

O YouTube continua testando novos recursos para melhorar a experiência do usuário. Nesta semana, a plataforma de vídeos do Google passou a avaliar uma funcionalidade para o sistema operacional Android que permite a reprodução automática de vídeos na medida em que o espectador deslize a tela inicial de seu aplicativo.

Leia também: Como bloquear propagandas que aparecem nos vídeos do YouTube

Este possível recurso a ser incluso no YouTube é semelhante ao que já existe no Facebook, por exemplo. Na rede social, os vídeos que surgem no feed de notícias começam a ser reproduzidos de forma automática assim que surgem na tela, sem a necessidade de qualquer ação por parte do usuário.

Se você já ficou preocupado com seu pacote de dados ao ler essa informação, pode ficar tranquilo: será possível desativar a reprodução automática nas configuração do aplicativo. Caso goste da funcionalidade mas queira evitar o uso muito elevado dos dados, também será possível configurar o recurso para funcionar apenas quando o smartphone ou tablet estiver conectado ao Wi-Fi.

Leia também: YouTube altera algoritmo de buscas para evitar teorias conspiratórias

Assim como acontece no Facebook, a reprodução dos vídeos será sempre iniciada sem áudio, contando com a inclusão de legendas para que os usuários consigam identificar o conteúdo da publicação. Estas legendas são inclusas automaticamente pela plataforma, mesmo que o criador de conteúdo não as coloque junto do material.

Atividades

Além da reprodução automática, a plataforma está lançando outro recurso para Android. Trata-se do botão Atividades, que seria utilizado para unificar as notificações e a página de compartilhamentos. Com a possível alteração, ideia seria tornar cesso às notificações mais simples, permitindo que o usuário consiga, ao mesmo tempo, manter a visualização dos vídeos compartilhados.

Leia também: Google remove YouTube do Amazon Echo Show e inicia disputa entre empresas

A funcionalidade não está sendo testada com usuários. Apenas a própria empresa tem acesso ao recurso no Android até o momento, portanto, ainda não é possível dizer se o sistema operacional relmente receberá a ferramenta. Se o YouTube optar pela liberação, é provável que ela já esteja disponível na próxima atualização do aplicativo para Android.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!