Tamanho do texto

“Não estamos testando um botão ‘antipatia’, mas sim, explorando um recurso para que as pessoas nos enviem feedbacks sobre os comentários da rede"

Brasil Econômico

Atualmente, apenas 5% dos usuários de Andoid nos Estados Unidos estão testando o botão do Facebook
Pixabay/Creative Commons
Atualmente, apenas 5% dos usuários de Andoid nos Estados Unidos estão testando o botão do Facebook

O Facebook está testando uma ferramenta chamada “ downvote ” em algumas páginas públicas. A ideia é permitir que as pessoas denunciem comentários de outros usuários que considerarem inadequados. Pode até parecer, mas a opção nada tem a ver com um possível “ dislike ”. 

Leia também: Instagram testa recurso que tornará possível compartilhar stories de amigos

Segundo a explicação do portal internacional de notícias, PCMag , o “downvote” não tem o poder de rebaixar o conteúdo postado, já que a opção se trata de uma sinalização de que o comentário é inapropriado ou ofensivo. Como o próprio Facebook se manifestou, a rede social não está testando um botão ‘antipatia’, "mas sim, explorando um recurso para que as pessoas nos enviem comentários sobre os comentários que estão nas publicações", defendeu.

Como usar o “downvote”?

Como já dissemos, o recurso, até o momento em teste, apenas pode ser utilizado em comentários de páginas públicas, ou seja, não se estende para perfis de usuários e grupos.

Leia também: Mais um no mercado de jogos? Google pode estar trabalhando em streaming de games

Desse modo, a opção poderia ser encontrada pelo usuário ao lado das opções de “curtir” e “responder” comentários, onde a pessoa clicaria em “downvote” para denunciar algo que considera ofensivo ou inapropriado. Assim que você clicar nele, aparece três opções de justificativa para o sistema captar por quê aquele post mereceu um “downvote”. O usuário poderá escolher entre “ofensivo”, “enganoso” e “off-topic”.

Vale destacar que não tem como o usuário ver quantos “downvotes” um comentário recebeu. E, segundo o Facebook, não há intenção de expor esses dados, já que a rede social, na verdade, se mostra interessada em obter feedbacks sobre o que está circulando na plataforma.

Atualmente, apenas 5% dos usuários de Andoid nos Estados Unidos estão testando o botão, com o idioma definido em inglês.

Ainda não está claro se o Facebook tornará o recurso de downvoting oficial, entretanto, como o próprio PCMag citou, a empresa prometeu tornar a plataforma melhor para a sociedade, restringindo o abuso na plataforma.  

Leia também: Dia da Internet Segura: empresas dão dicas para  você se proteger na web

    Leia tudo sobre: Facebook