Brasil Econômico

Conferência anual para desenvolvedores, Google I/O 2018, começou nesta terça-feira (8) no Shoreline Amphitheatre, na sede da empresa na Califórnia
Divulgação/Google
Conferência anual para desenvolvedores, Google I/O 2018, começou nesta terça-feira (8) no Shoreline Amphitheatre, na sede da empresa na Califórnia

Nesta terça-feira (8), em Mountain View, na Califórnia, ocorreu a conferência de abertura da Google I/O 2018 , um evento voltado para desenvolvedores e programadores onde o Google costuma anunciar as principais novidades que serão implementadas nos seus mais diversos produtos. E dessa vez não foi diferente.

Leia também: Android P vai te ajudar a economizar bateria e dormir mais cedo; entenda como

Bastante focado em inteligência artificial, o CEO do Google, Sundar Pichai , revezou o palco com líderes de várias áreas da empresa para tornar público diversas mudanças que estarão disponíveis imediatamente, em algumas semanas ou, no máximo, em alguns meses nos principais serviços oferecidos da companhia como o YouTube , o Android , a assistente pessoal do Google  e o Google Maps .

Principais novidades da Google I/O 2018

Entre as que chamarão mais atenção estão as melhorias feitas na assistente pessoal do Google que agora passou a ser capaz até de marcar sozinha consultas médicas, cortes de cabelo ou fazer reservas em restaurantes por você . Sim. A inteligência artificial do Google vai ser capaz de conversar com um funcionário humano e te poupar de ter que fazer uma ligação para fazer isso.

Além disso, uma nova versão do sistema operacional do Google para smartphones, o Android P, que já está disponível para testes em aparelhos de vários fabricantes  vai te oferecer um dashboard onde indica quanto tempo você gastou por dia, semana e mês em cada aplicativo e te avisar quando você está passando tempo demais em alguma dessas atividades. É a própria tecnologia te avisando que a tecnologia está sequestrando tempo demais da sua vida.

Uma terceira alteração que também chamou bastante a atenção dos desenvolvedores, consumidores e jornalistas presentes diz respeito a integração do Google Maps com a sua câmera de celular de modo que o seu smartphone vai conseguir "gamificar" a vida real , te indicando em tempo real qual o nome da rua em que você está, qual direção deve seguir para chegar ao seu destino e até indicando estabelecimentos que estão pelo caminho.

Confira abaixo outras novidades anunciadas na Google I/O 2018:

Google vai colorir fotos em preto e branco

Uma das primeiras novidades anunciadas pelo CEO na conferência diz respeito a uma série de recursos de edição que ficarão mais acessíveis aos usuários já que estarão disponíveis direto no visualizador de imagens do seu celular.

Dentre essas funções, além de tornar mais fácil compartilhar fotos com seus amigos nas quais eles estão presentes e corrigir a nitidez ou o brilho das imagens, os usuários poderão ainda, com um simples toque, colorir fotos antigas em preto e branco. É a chance de muitos de ter memórias antigas revisitadas.

Google vai colorir suas fotos preto e branco e torná-las mais vivas
Reprodução/Google
Google vai colorir suas fotos preto e branco e torná-las mais vivas


Além disso, o Google Fotos também vai permitir que a imagem de um documento seja transformada em arquivo PDF automaticamente.

Leia também: Google vai usar realidade aumentada para gamificar mapas no estilo Pokemon Go

Assistente pessoal com seis novas vozes

Além de se tornar mais inteligente, capaz até de marcar consultas e fazer reservas por você, a assistente virtual do Google contará com seis vozes diferentes, em vários idiomas.

O Google anunciou que fez um esforço grande com técnicas de machine learning e aplicação de inteligência artificial para que o aplicativo se tornasse capaz de entender os nuances e as diferentes entonações da fala humana, em diversos idiomas, para oferecer respostas mais assertivas e ter conversas mais fluídas com as pessoas.

Além disso, a nova versão da ferramenta está muito mais preparada para receber múltiplas ordens ao mesmo tempo e interpretar perguntas mais complexas.

Implementações feitas na assistente pessoal do Google era sustentadas em quatro pilares: novas vozes, conversas mais fluídas, ordens múltiplas e comunicação não-violenta
Reprodução/Google
Implementações feitas na assistente pessoal do Google era sustentadas em quatro pilares: novas vozes, conversas mais fluídas, ordens múltiplas e comunicação não-violenta


A nova assistente pessoal do Google também vai ajudar crianças a se tornarem mais educadas. Isso porque ela se tornou capaz de reconhecer quando um usuário está usando comunicação não-violenta e dar respostas positivas para que as pessoas se sintam estimuladas a fazer uso desse tipo de recurso mais vezes. Deve funcionar bem, sobretudo, para as crianças que estavam se acostumando a dar ordens para pessoas da mesma forma que faziam com a máquina.

Android vai te ajudar a economizar tempo

Outro momento que causou bastante reação no público presente foi quando algumas novidades da nova versão do Android forão anunciadas. Além do recurso que mostra quanto tempo você está gastando em cada aplicativo, o novo sistema operacional vai contar com botões de rotação de tela e volume mais acessíveis para melhorar a experiência do usuário.

O novo Android P também vai ajustar o brilho da tela a cada ambiente de acordo com as preferências de uso da pessoa e permitir que, ao colocar a hora que pretende dormir, as cores da tela sejam limitadas ao preto e branco, desestimulando você a permanecer conectado por tempo demais.

"Uber dos carros autônomos" vai virar realidade

O CEO da Waymo, John Krafcik, também esteve no palco da I/O 2018 para falar sobre as novidades da empresa responsável pelo desenvolvimento de carros autônomos dentro da Alphabet, dona do Google.

Além de números de quilômetros rodados nas vias públicas e horas de testes virtuais para aperfeiçoar o algoritmo utilizado nos carros, Krafcik apresentou um vídeo no qual mostra carros sem motoristas dando caronas-teste para os usuários e anunciou que até o final do ano, os moradores de Phoenix, no estado de Arizona, Estados Unidos, já poderão chamar um carro autônomo pelo aplicativo para levá-los até o destino escolhido.

John Krafcik, porém, não comentou o envolvimento no acidente ocorrido na última sexta-feira (4)  onde o condutor se feriu, após o carro ser atingido por outro veículo na mesma cidade de Phoenix onde o novo serviço será lançado.

Leia também: Assistente pessoal do Google vai ser capaz de fazer ligações por você sozinha

Como a Google I/O 2018 continuará pelos próximos dias e cada área terá seu próprio painel para aprofundar as novidades e dar mais detalhes sobre como cada uma irá funcionar, é possível que essa questão seja trazido à tona eventualmente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!